PDA

View Full Version : Philips CD 850 MKII - Grupo Óptico

M Figueiredo
28-07-2007, 00:17
Boas.

Tenho um Philips CD 850 MKII, que ao fim de cerca de 15 anos de trabalhos, resolveu partir para outra. O grupo óptico, (diagnóstico feito pelo técnico da casa de reparação onde o levei), deu o berro. A substituição feita lá na assistência ficava em cento e muitos euros, por isso encostou para o merecido repouso. :eheheh:

Já o tenho na cave há um tempo, mas agora e depois de ler por aqui umas experiências, pensei em tentar recuperá-lo.

Meus senhores que fazem destas "brincadeiras": poderiam dar aí umas dicas de como se substitui o grupo óptico e eventualmente outras peças com melhorias significativas, e onde se obtêm esses materiais?

A ideia é por aquilo a tocar para eu me sentir outra vez como quando o "Ella" berrou pela primeira vez. Foi cá uma "pica"...

Obrigado desde já.

M figueiredo

palmas
30-07-2007, 23:52
Esse philips usa o CDM12.1?

sonuz
31-07-2007, 00:19
Hummm... deve ser um CDM4...ou lá perto...
Se for um CDM4, creio que ainda se arranja isso a bom preço.

vinilsuporter
31-07-2007, 09:26
de acordo com a tabela anexa, o philips cd-850 usa o CDM4, por isso o problema pode estar em vias de resolução.

não sei é se o MKII mantém essas caracteristicas.

edrdp
01-08-2007, 16:30
Boa tarde M.figueiredo,

Eu tambêm acho que é o CDM4/19 ; reparei um 850MKII a pouco tempo mas foi a questão da gaveta não abrir,Roda dentada partida,tive que refazer/tornear uma a partir de uma identica.
Mas lembro-me que o laser do 850 era igual ao Cdm4/19 que tenho em stock.

Se for o Laser ja esgotado penso que este qui serve:
http://www.telearte.pt/product_info.php?cPath=26_174&products_id=1866&osCsid=2228f83b97cd6b9f581736b07b4e1419

Atentamente.

M Figueiredo
10-08-2007, 13:02
Boas,

Agora que regressei de férias, vou voltar às aventuras do DIY.
Obrigado a todos pelas ajudas.

Caro edrdp, também o meu CD 850 deu o "badagaio" na roda dentada. Mandei fazer uma num torneiro cá da zona. O problema é que o grupo óptico também se finou. Agora, com a roda nova, só falta mandar vir o grupo óptico e montá-lo.
Já agora, acha que a montagem é trabalho acessível? Bom é que depois de montar o "Ella", já me sinto com pedalada para mais.

Cpts
M Figueiredo

M Figueiredo
13-11-2007, 18:09
De volta ao Philips.

Depois de várias pesquisas por lojas do ramo, acabei por encontrar o laser pretendido na Servelec. Montei-o com todos os cuidados e no fim...nada. Raios!

Bom, havia que começar a pedir ajudas e assim fiz. Como já tinha começado a trocar impressões com o edrdp, a nível particular, pois o assunto era fastidioso para ser tratado por este meio, fui evoluindo nas pesquisas do problema. Então não é que chegámos à conclusão de que era apenas um trim pot do circuito anexo ao laser que tinha sido mexido? Isto há coisas do diabo.

Comprei e montei um novo. Fui variando o valor a partir do zero e pronto. Yesssss. Já tenho o meu velhinho Philips outra vez a bombar. E o mais engraçado é que está com o laser original que ainda está para as curvas. O novo fica de reserva.

Isto por 19 centimos....(mais o laser de reserva :duh:)

Mas este post tem mais por finalidade agradecer publicamente ao caro Edgar (edrdp) a disponibilidade, paciência e saber que me foi apresentando ao longo desta aventura.

Obrigado amigo. Até à próxima. :Yes:

Um abraço

Manuel Figueiredo

Mellowship
13-11-2007, 18:13
É frustrante quando o problema não era aquele que estávamos a pensar que era. Mas já agora, belo grupo! 15 anos a trabalhar é obra! Eu tenho um marantz que já lhe mudei duas vezes o grupo e deve ter só uns 8 a 10 anos... Mas era da gama baixa da marantz, que usava os grupos philips mais básicos...

vinilsuporter
13-11-2007, 23:44
o alemão que me vendeu o philips cd-202 garantiu-me que o cd nunca foi mexido no que ao grupo óptico diz respeito pelo que assim sendo o meu "dura" há cerca de 22/23 anos.

cumps

Meloman
14-11-2007, 06:43
A assistência técnica queria substituir o grupo optico todo por cento e tal euros e afinal a avaria estava num trimpot queimado ou sujo que custa 25 centimos... faz-me lembrar uma reportagem que deu na Sic em que fundiam um fusível de uma televisão e iam a várias oficinas saber em quanto ficava a "reparação". Se não estou em erro a mais flagrante levou cerca de vinte contos e declarou na factura a substituição de toda a fonte de alimentação e limpeza geral do aparelho... Apenas substituiram o fusível queimado e a fonte de alimentação era a mesma. E limpeza nem vê-la...

Quantas avarias não haverá por aí que serão afinal tão simples de reparar? Não se perde nada com um simples pedido de ajuda enquanto houver gente disposta a ajudar desinteressadamente.

pjorgenunes
14-11-2007, 08:25
o alemão que me vendeu o philips cd-202 garantiu-me que o cd nunca foi mexido no que ao grupo óptico diz respeito pelo que assim sendo o meu "dura" há cerca de 22/23 anos.

cumps
o meu philips cd650 também já vai em pelo menos 20 anos. E se aquilo já deu muitas voltas a cds.

nuno marques
14-11-2007, 10:09
Já agora aproveito.
Recebi em 1992 o meu primeiro CD, o qual foi escolhido por mim.`
É um CD da Sony que havia á venda nesse ano, não era o topo de gama na altura mas era o outro modelo abaixo. De um omento para o outro berrou, levei-o a uma csa de confiança na altura e disseram-me que tinha sido o grupo óptico que deu o berro. Não o concertei mas ainda o tenho.
Existe algum link onde hajam todos os CD's da Sony de mesa?
Dizia-vos ql era o modelo em questão.
Podia ser que um dia volte a bombar, tinha um som fantástico.

Tube_Dude
14-11-2007, 16:26
Existe algum link onde hajam todos os CD's da Sony de mesa?

http://cdp101.hp.infoseek.co.jp/esseries-main.html

nuno marques
14-11-2007, 20:30
O meu CD não era da serie ES era da série dita normal.
Se me arranjarem outro link agradecia.
Mas msm assim obrigado pelo Link.
Haverá alguma coisa com os material Sony Vintage. Gostaria de ver o meu deck de cassetes da Sony

Epaminondas
15-11-2007, 01:36
Aproveitando tópico alheio para meter uma colherada... o:)

Eu também tenho um Philips CD 650 avariado. Aqui há uns anos levei-o a uma casa em Linda-a-Velha (não me lembro do nome) que dava assistência à Philips e deram-no como não tendo reparação.

O problema dele é no controlo de rotação do CD que fica sempre na velocidade máxima. Suponho que isso se deva a um problema do grupo óptico que, ao não conseguir ler o disco, descontrola o circuito que regula a velocidade de rotação.

Este problema começou ao poucos e ao principio o CD lá ia funcionando com umas pancadinhas :lalala:
Porém, houve um dia que nem com pancadinhas muito meigas lá ia :MrGreen:

Este tópico veio-me relembrar que se calhar há esperança de o voltar a pôr em funcionamento com pouca despesa :ena:.

Estive a olhar signhere: para a tabela do Vinilsuporter e vem lá: PHILIPS CD-650 SAA7210 SAA7220P/A TDA1541 CDM2/29//CDM4/25

Isto significa que existem duas unidades ópticas possíveis para este leitor? (CDM2/29 ou CDM4/25)
Qual o significado de "/29", "/25"...?
Onde posso adquirir uma?

Obrigado,

Rui Luz

Tube_Dude
16-11-2007, 18:32
Isto significa que existem duas unidades ópticas possíveis para este leitor? (CDM2/29 ou CDM4/25)
Qual o significado de "/29", "/25"...?
Onde posso adquirir uma?

É isso mesmo , ele tanto pode utilizar o transporte CDM2/29 ou CDM4/25.

O "/29" , "/25" refere-se às diversas versões (actualizações) que o fabricante vai implementando no transporte , durante o tempo em que o tem em produção.

Em relação a adquirir um. Como ele já está descontinuado , o melhor é comprar um CD650 igual ao teu no Ebay , e aí ficas com um novo transporte e um stock completo de peças para substituição... 8)

Abraço

Jorge

Epaminondas
16-11-2007, 22:49
É isso mesmo , ele tanto pode utilizar o transporte CDM2/29 ou CDM4/25.
(...)
Em relação a adquirir um. Como ele já está descontinuado , o melhor é comprar um CD650 igual ao teu no Ebay , e aí ficas com um novo transporte e um stock de peças para substituição... 8)

Obrigado pelo esclarecimento :Yes:
Comprar um CD650 no Ebay não me vale a pena :snif:, visto estar bem servido em termos de leitor de CD :drool2:.
O meu objectivo em recuperar o 650 era mais pelo hobby, pelo que só me valeria a pena se conseguisse uma unidade CDM baratucha :-\.

Um abraço,

Rui Luz