PDA

View Full Version : procuro carpinteiro para caixas high end

rf_2006
15-08-2007, 23:18
carissimos,

ando com vontade de experimentar umas caixas home made com altifalantes wide band de alta qualidade e gostava de saber se algum de vos conhece um carpinteiro/artesao de confianca, preferencialmente na area de lisboa.

obrigado,
ricardo

jofecoma
24-08-2007, 23:36
Eu conheço um carpinteiro que pode fazer umas boas caixas. No entanto preciso de perceber como são para avaliar do grau de dificuldae.

rf_2006
26-08-2007, 00:03
Eu conheço um carpinteiro que pode fazer umas boas caixas. No entanto preciso de perceber como são para avaliar do grau de dificuldae.

Obrigado! ;)
Já tinha começado a perder a esperança...

Aqui está um PDF com os desenhos:

http://ebenisterie.musique.free.fr/Docs/plan%20ane%20nc.pdf

e umas imagens:

http://ebenisterie.musique.free.fr/an_e.htm

Obrigado,
Ricardo

jofecoma
27-08-2007, 11:58
Os desenhos não têm cotas. Interessa também definir o acabamento e tipo de madeira.

rf_2006
27-08-2007, 13:41
Os desenhos não têm cotas. Interessa também definir o acabamento e tipo de madeira.

Eu já os cotei durante o fim de semana: as caixas são cópias das Audio Note AN-E (790h X 360l X 270p)
Os painéis frontal e traseiro são em contraplacado 19mm e os restantes em MDF 19mm.
Quanto ao acabamento, poderá ser lacado a preto brilhante ou folheado a zebrano ou bétula e acabado com óleo/cera, o que ficar melhor e for mais económico.

rf_2006
27-08-2007, 13:45
Já agora, isto é coisa para ficar pelos 500 euros?

jofecoma
27-08-2007, 17:07
Vou saber os valores, e logo informo. Penso que se o acabamento for com madeira mais tradicional, o preço será mais economico, devido á diminuição dos desperdicios.

rf_2006
27-08-2007, 18:53
Obrigado. Se a diferença no preço for muito grande pode ser em carvalho seleccionado...

Matias
31-08-2007, 16:01
Boas, já agora onde se podem comprar altifalanttes para essas beldades e quais os mais indicados, pode ser que um dia pense em fazer umas parecidas.
Não levem a mal as minhas perguntas, mas aqui na zona de Évora não se encontram lojas com tais "apetrechos".

Abraço

rf_2006
31-08-2007, 19:52
Caro Matias,

Os altifalantes são da Audio Note e podem ser comprados aqui:

http://www.audionotekits.com/newSpkr.html

Custam uma pipa.

Até breve,
Ricardo

MikeF
31-08-2007, 21:00
É curioso andarem agora a ressuscitar essas colunas.
Fico contente, porque eram duma marca que pertencia ao Peter Lyngdorf, a Snell. Os modelos da Snell eram designados por letras, e essas eram as Snell tipo E. A Audio Note que eu saiba pouco deve ter feito na sua concepção...
A Snell foi durante uns anos a marca de referência em colunas para casar bem com amplificadores a válvulas, até o Peter Lyngdorf a ter vendido à Audio Note, que a comprou provavelmente porque eram do melhor para associar aos seus amplificadores.

rf_2006
01-09-2007, 00:47
É curioso andarem agora a ressuscitar essas colunas.
Fico contente, porque eram duma marca que pertencia ao Peter Lyngdorf, a Snell. Os modelos da Snell eram designados por letras, e essas eram as Snell tipo E. A Audio Note que eu saiba pouco deve ter feito na sua concepção...
A Snell foi durante uns anos a marca de referência em colunas para casar bem com amplificadores a válvulas, até o Peter Lyngdorf a ter vendido à Audio Note, que a comprou provavelmente porque eram do melhor para associar aos seus amplificadores.

A Audio Note aperfeiçoou o modelo de tal forma que hoje em dia as drivers são em cânhamo (cannabis)... :eheheh: Fora de brincadeiras, é como comparar um Sondek de 1970 com o modelo actual...

Going through my literature from 1995, Audio Note was very adamant about nine key characteristics concerning loudspeakers. They are:

1. Close pair-matching over the entire bandwidth.

2. High output efficiency and flat impedance load characteristics.

3. Acoustical interference between drivers very nearly eliminated.

4. Uniformly flat acoustic power and frequency response over the speakers bandwidth throughout the listening environment.

5. Elimination of acoustic interference from the cabinet and nearby wall and floor surfaces.

6. Wide and even dispersion characteristics of all drivers.

7. Minimal signal loss or distortion of any kind through the crossover.

8. Controllable resonance characteristics in the cabinet design and materials.

9. Manufacturing techniques which would maintain consistency and the required tight tolerances.
__

1.) The new AN-E loudspeakers have plywood front and back where the older AN-J has chip board.

2.) The AN-J cabinets are made by machines, where the AN-E cabinets are hand made with much tighter tolerances, for example we make the front and back panels and then cool them down to near Zero degrees centigrade to shrink them sufficiently to fit into the MDF "wrap" using an absolute minimum of glue.

Wood to wood contact sounds much better.

3.) The cabling you already know about, the J/SPx will give you better structure of the harmonics, but much of the difference is simply that when you add about 2 octaves of bass, the detailing always appears to get lost a little, this has to do with the fact that the added energy "stretches" the envelope and distributes the detail more evenly, so what you in fact get with the wider response is a truer representation of the overall harmonics with less focus on the higher harmonics.

rf_2006
01-09-2007, 01:08
Aqui estão dois teste a estas colunas na versão topo de gama (36.000€!!!):

http://stereophile.com/standloudspeakers/506an/

http://www.dagogo.com/AudioNoteAN-E-SE-Sig.html

http://www.higherfi.com/spkrlist/AudioNote_AN-E_Sogon.jpg

jofecoma
05-09-2007, 23:29
As caixas ficam por 600 euros o par

rf_2006
06-09-2007, 18:30
Caro jofecoma,

Parece-me um preço aceitável, resta-me agradecer-lhe e começar a poupar para caixa e altifalantes... Voltarei a contactá-lo mais tarde.

Cumprimentos,
Ricardo

nmtavares
06-09-2007, 21:43
Tuga, então em quanto é que vai ficar orçado já com as caixas, só a titulo de curiosidade, e se não achares indiscrição.

rf_2006
06-09-2007, 23:01
Bem não fica menos do que 1600 euros... :-[

Mas se o carpinteiro for jeitoso vale a pena.* :Yes:
Este é o preço de um par usado com 10 anos e fabricado no método antigo com painéis de aglomerado, colunas que custariam novas 1900 euros...

O modelo actual, em contraplacado, custa 4 mil.

jofecoma
20-09-2007, 20:31
Eu penso que infelizmente não há muita coisa para casar com valvulas tipo single endend, mas eu experimentava umas Tannoy ( que até se podem por aos cantos, há mesmo um modelo de canto), Proac e Triangle.