PDA

View Full Version : Tipo de fonte de alimentação

ReDaLeRt
25-09-2007, 23:18
Boas.

Estou a começar de desenhar um gain clone para 1º projecto de som.

A minha dúvida reside no âmbito da escolha entre fonte tradicional (transformador + rectificador + bloco capacitivo) ou fonte comutada. Isto porque as fontes comutadas permitem um maior controlo sobre a tensão de saída e consequentemente menor ripple e controlo de energia reactiva, embora o sistema tradicional tenha mais vantagens a nível de custo e facilidade de construção.

Agradeço sugestões. :)

Abraços!

el_raton
25-09-2007, 23:26
Não percebo nada do assunto mas como o designer do gaincard é apologista da simplicidade eu seguía o caminho mais curto...

el_raton
25-09-2007, 23:33
"The pursuit of simplicity in the design of solid-state audio electronics is perhaps best exemplified by the products from 47 Laboratory. Designer Junji Kimura's motto is "Only the simplest can accommodate the most complex," and he has gone to great lengths to put this into practice. According to the 47 Laboratory literature, the Model 4706 Gaincard amplifier features the following:

• world's smallest number of parts: nine per channel (excluding attenuators)

• world's shortest signal-path length: 32mm (including length of parts)

• world's shortest negative feedback loop: 9mm

• dual-mono construction, with each channel in a separate chassis, all parts (except attenuators) mounted on a 45 by 30mm (1¾" by 1 1/6") circuit board

• rigid, compact chassis of machined aluminum plate

In addition, the associated Model 4700 Power Humpty power supply features:

• world's smallest power-supply filter capacitor: 1000µF

• high-capacity (170VA) cut-core transformer with individual coils

• an aluminum-tube chassis

• no damping materials in either structure, "to release vibrations smoothly"

http://stereophile.com/solidpoweramps/120147/

Sr. Tigre
25-09-2007, 23:50
Parece-me que as fontes comutadas fazem mais sentido, pois são bastante mais eficientes, mais leves e mais tudo. De facto, a única desvantagem que vejo é serem extremamente complexas, e por isso é aconselhável que se compre uma feita!

Tube_Dude
25-09-2007, 23:51
Boas.

Estou a começar de desenhar um gain clone para 1º projecto de som.

A minha dúvida reside no âmbito da escolha entre fonte tradicional (transformador + rectificador + bloco capacitivo) ou fonte comutada. Isto porque as fontes comutadas permitem um maior controlo sobre a tensão de saída e consequentemente menor ripple e controlo de energia reactiva, embora o sistema tradicional tenha mais vantagens a nível de custo e facilidade de construção.

Agradeço sugestões.

Eu iria sem duvida para a fonte tradicional , pois as comutadas ao trabalharem com frequências de switching elevadas , são mais propensas a deixar escapar interferências de RFI , que vão interferir nos circuitos a alimentar.

Se reparares , a grande maioria dos amplificadores comerciais bem cotados a nivel de qualidade sonora , utilizam alimentações tradicionais.

Abraço e felicidades com o projecto. 8)

Jorge

Sr. Tigre
25-09-2007, 23:58
Se reparares , a grande maioria dos amplificadores comerciais bem cotados a nivel de qualidade sonora , utilizam alimentações tradicionais.

Se calhar é por as comutadas sem compromisso são mais caras, não? Sei que há uma marca dessas muito caras, a Jeff Rowland, que passou a usar fontes comutadas. A questão é que me parece que numa fonte comutada sem comprimisso a transferência de energia é muito mais "rápida" do que as fontes tradicionais q tem de passar pelo transformador e "encher" condensadores...

E depois acho q é uma questão de sensibilidade: Um transformador toroidal e uns grandes condensadores são sempre mais bonitos e românticos que uma caixa esquisita que faz tudo...

Sr. Tigre
26-09-2007, 00:12
Do site da Jeff Rowland: http://www.jeffrowland.com/Technology/SwitchMode.htm

* Smaller physical size. There is no need for comparatively bulky, heavy, inefficient power supplies. In comparison to other switching power supplies that occupy a large portion of the amplifier, the Model 10 and Model 12 modules occupy a space of 4.6 x 2.2 x 0.5 inches. This results in much lower heat generation and shorter electrical paths, and also negates the need for sonically obtrusive devices such as cooling fans or heatsinks that may ring.
* Higher efficiency. The amplifiers utilize up to 40% more of the AC power drawn from your wall, meaning cooler operation, less wasted electricity, and a better ratio of power delivered to your loudspeakers.
* Faster switching operation. Other amplifiers use switching supplies operating at speeds up to 50 kHz. The Model 10 and Model 12 Amplifier power supplies are able to operate at speeds in excess of 1 MHz, enabling the amplifier to offer greater control of musical signals and much better regulation while making other supplies seem slow and ponderous by comparison.
* Lower RF and EMI radiation. Keeping RF noise and EMI interference low in a power supply is a fundamental step in obtaining cleaner, more transparent reproduction and better dynamic response from an amplifier. Because of their small size, the modules utilized in the Model 10 and Model 12 generate far less RF and EMI than other switch-mode supplies, offering greater clarity, better dynamic range, and dynamic transient response.
* Fully regulated switch-mode supply. The pure DC provided to the rest of the amplifier is fully regulated, providing a steady and constant source of power, regardless of AC line and loudspeaker load conditions. In addition, the full regulation of the switch-mode power supply is exceptionally efficient, generating very little heat in comparison to traditional inefficient regulated power supplies that produce large amounts of heat.
* Zero-voltage, zero-current switching. In other switching power supplies, the power transistor turns on and off with a lot of voltage present. This stresses the power supply and creates the need for greater filtering, shielding, and heat-sinking. In the Model 10 and Model 12, the transistors turn on and off at zero-voltage and zero-current, eliminating power supply stress, lower the amount of filtering and shielding required, reducing heat, and lowering RF interference.

Acho que isto onvence qlqr um. O problema é arranjar fontes comutadas deste, sem compromisso..

Tube_Dude
26-09-2007, 00:36
•world's smallest number of parts: nine per channel (excluding attenuators)

Aqui temos um exemplo típico de meias verdades .

Uma de cada vez :

Esquecem-se de dizer que estão a tomar o chip LM3875 por apenas um componente , ora na verdade ele é composto por mais de 27 componentes, e não contei com as fontes de corrente constante , as quais utilizam , pelo menos , mais de 5 componentes cada uma.

Isto é , um amplificador normal discreto utiliza X componentes , faz-se a integração desse circuito num chip, e bingo ,passa a ser composto por apenas um componente. :)

Para os mais curiosos , podem contar os componentes na pag. 2 da PDF.

http://cache.national.com/ds/LM/LM3875.pdf

Não vejo o que isso tenha de relevante . Só se for para dar uma ideia de rapidez de propagação do sinal no amplificador, mas essa velocidade apenas depende da compensação em frequência e que é representado pelo condensador de Miller de 10 pF (no mesmo esquema da pag. 2 da pdf )

Esta aqui então é de bradar aos céus , pois implica que o feedback não é retirado do borne de saída, como devia, para poder linearizar a impedância parasita , que se cria entre a saída do chip e a saída do amplificador própriamente dito (borne ).

Um condensador de 1.000 uf tem uma impedancia a 50 Hz de ~3 Ohms . Com uma impedância de fonte de alimentação desta dimensão , apenas se pode esperar intermodulação nas frequências mais baixas,
Um factor de poupança, passa a ser publicitado como um critério de qualidade. :)
Será que a maior parte dos fabricantes que utilizam 10.000 uF e mais , andam todos a dormir , ou será que são esbanjadores...

Enfim... ;)

Tube_Dude
26-09-2007, 00:51

Meu caro Sr Tigre

Thanks!

Fiquei a saber a opinião do Jeff Rowland sobre o assunto.

Agora podias-lhe mandar um mail , com a minha... ;)

Jorge

ReDaLeRt
26-09-2007, 02:23

Não vejo o que isso tenha de relevante . Só se for para dar uma ideia de rapidez de propagação do sinal no amplificador, mas essa velocidade apenas depende da compensação em frequência e que é representado pelo condensador de Miller de 10 pF (no mesmo esquema da pag. 2 da pdf )

É relevante e muito! Efeitos capacitivos e indutivos entre pistas e condutores. É especialmente notório em PCBs, inclusivé são usadas em muito alta frequência (microondas) como linhas de transmissão adaptadas. (há doidinhos para tudo lol)

Vou estudar melhor o assunto. O maior problema que tenho pela frente é dimensionar a carga indutiva da fonte para poder linearizar a corrente (na fonte) como aproximadamente constante (regime não-lacunar). É tudo muito bonito na teoria, mas ter uma bobina de 1m de comprimento e que suporte 3 ou 4 A não nada prático. eheh

Tks!

[[]]

el_raton
26-09-2007, 09:31
Aqui temos um exemplo típico de meias verdades .

Uma de cada vez :

Esquecem-se de dizer que estão a tomar o chip LM3875 por apenas um componente , ora na verdade ele é composto por mais de 27 componentes, e não contei com as fontes de corrente constante , as quais utilizam , pelo menos , mais de 5 componentes cada uma.

Isto é , um amplificador normal discreto utiliza X componentes , faz-se a integração desse circuito num chip, e bingo ,passa a ser composto por apenas um componente. :)

Para os mais curiosos , podem contar os componentes na pag. 2 da PDF.

http://cache.national.com/ds/LM/LM3875.pdf

Esta aqui então é de bradar aos céus , pois implica que o feedback não é retirado do borne de saída, como devia, para poder linearizar a impedância parasita , que se cria entre a saída do chip e a saída do amplificador própriamente dito (borne ).

Um condensador de 1.000 uf tem uma impedancia a 50 Hz de ~3 Ohms . Com uma impedância de fonte de alimentação desta dimensão , apenas se pode esperar intermodulação nas frequências mais baixas,
Um factor de poupança, passa a ser publicitado como um critério de qualidade. :)
Será que a maior parte dos fabricantes que utilizam 10.000 uF e mais , andam todos a dormir , ou será que são esbanjadores...

Enfim... ;)

Essa é de bradar aos céus...criticar um layout só pela topologia sem ouvir o resultado...! :worship:

el_raton
26-09-2007, 17:15

Acho que isto onvence qlqr um. O problema é arranjar fontes comutadas deste, sem compromisso..

A mim só me convence se ouvir e gostar... ;)

Sr. Tigre
28-09-2007, 00:56
Bem, parece-me muito possível que se consiga fazer uma fonte comutada com as mesmas características de uma fonte convencional de referência e que naturalmente evita eficazmente os inconvenientes da contaminação RFI. Se assim for temos uma fonte comutada de referência com todas as vantagens inerentes a este tipo de fonte sendo a única desvantagem, se for caso disso, o preço.

Espero um dia poder ter a oportunidade de fazer testes A/B com o mesmo amp e alternar entre diferentes fontes, para ouvir o que acontece... ::) Sei que o Martin Colloms se diverte a fazer A/Bs entre amps com as mesmas fontes mas condensadores de filtragem de marcas diferentes,e diz que se ouvem diferenças!

el_raton
28-09-2007, 10:36
Sei que o fabricante é´contra a utilização de baterias para alimentação deste tipo de aparelhos... Fontes comutadas não sei. :huum:

Tube_Dude
28-09-2007, 12:21
Sei que o fabricante é´contra a utilização de baterias para alimentação deste tipo de aparelhos... Fontes comutadas não sei. :huum:

Uma alimentação por baterias é pura DC.

O único inconveniente é não ser prática , visto estar submetida a ciclos de carga e descarga.

Do ponto de vista do Audio é a melhor alimentação que se pode implementar , pois além de estar livre de ripple , tambémnão se corre o perigo de "ground loops".

No meu tempo do vinyl , cheguei a ter o meu giradiscos , que tinha um motor DC , alimentado a baterias... 8)

Jorge

el_raton
28-09-2007, 13:07
No caso dos gaincards o som piora drásticamente com as baterias...or so they say. ;)

Tube_Dude
28-09-2007, 13:59
No caso dos gaincards o som piora drásticamente com as baterias...or so they say. ;)

E dão alguma explicação para o fenómeno?

E piora para todos os ouvidos ou só para os deles?

Eles também devem gostar de peixe cru e eu odeio.... 8)

Nafty
28-09-2007, 15:10
Eu ficaria com: so they say.
They say, they may say, they will say.
Se calhar também vão aos gambozinos pelas noites e se deram de caras com o "Oscar".
O fantasma oscar se iluminou e iluminados ficaram.
Eu fui ao bosque e encontrei o Jumbo a dormir numa arvore.
De volta fui a beber umas imperiais numa nave OVNI.
Hé pá eram uns gajos porreiros.........

Nafty

el_raton
28-09-2007, 15:16

E dão alguma explicação para o fenómeno?

E piora para todos os ouvidos ou só para os deles?

Eles também devem gostar de peixe cru e eu odeio.... 8)

És mais McDonalds, não? ;)

Tube_Dude
28-09-2007, 15:20
És mais McDonalds, não? ;)

"Fast food" , é mais para quem compra feito.

Não é o meu caso... 8)

el_raton
28-09-2007, 16:20
Aí estamos em desacordo. Pode-se comer muito bem em casa de um bom cozinheiro amador mas de certeza que se come melhor no restaurante de um grande mestre. :-*

el_raton
28-09-2007, 16:21
Eu ficaria com: so they say.
They say, they may say, they will say.
Se calhar também vão aos gambozinos pelas noites e se deram de caras com o "Oscar".
O fantasma oscar se iluminou e iluminados ficaram.
Eu fui ao bosque e encontrei o Jumbo a dormir numa arvore.
De volta fui a beber umas imperiais numa nave OVNI.
Hé pá eram uns gajos porreiros.........

Nafty

De facto tens razão caro Nafty, a discussão referia-se à alimentação por baterias de um transporte:

"A battery power supply is more noisy than a good mains power supply! A battery is silent with a constant load, but digital equipment is a very aggressive load: f.i. switching between 0V and 5V about 3 million times per second. Batteries usually can't keep up with that, so noise and jitter are generated."

el_raton
28-09-2007, 17:01
Ou talvez não só:

"If you look at the rectification diodes in 47 power supplies, they
are ultra fast glass devices. They are almost impossible to get,
viciously expensive in comparison to other types and there are no
possible replacements made by other manufacturers.

This is one of the reasons no Gainclone I've ever heard has come
close to a Gaincard."

Tube_Dude
28-09-2007, 17:36
"A battery power supply is more noisy than a good mains power supply! A battery is silent with a constant load, but digital equipment is a very aggressive load: f.i. switching between 0V and 5V about 3 million times per second. Batteries usually can't keep up with that, so noise and jitter are generated."

Absolute nonsense!

A minha dúvida é se eles acreditam mesmo no que estão a dizer, ou acham que para quem lê , isto deve fazer todo o sentido... ;)

Uma bateria tem muito menos impedância dinâmica que uma fonte de alimentação vulgar , senão como poderia pôr um carro ou moto a trabalhar...

Num circuito digital, o que pode limitar a sua perfomance é a impedância parasita introduzida pela ligação entre a fonte de alimentação e o circuito propriamente dito, por isso , têm de ser usado localmente condensadores de baixa ESR , preferêncialmente cerâmicos ou polystireno, para baixarem a impedância na casa dos MHz.

Tanto na fonte de alimentação tradicional, como na de baterias , estes bypasses locais são mandatórios em electrónica digital.

Jorge

el_raton
28-09-2007, 17:48
Então more is more! ;)

Tube_Dude
28-09-2007, 17:52
Então more is more! ;)

Cá para mim estás a tirar "nabos da púcara" , para mandares umas dicas aos teus amigos da 47 Labs... signhere:

el_raton
28-09-2007, 18:30
Acho que eles preferiam bacalhau... ;D

http://www.dkimages.com/discover/previews/894/20202293.JPG

pjorgenunes
28-09-2007, 19:58
Aí estamos em desacordo. Pode-se comer muito bem em casa de um bom cozinheiro amador mas de certeza que se come melhor no restaurante de um grande mestre. :-*

E se fôr em casa de um grande mestre Amador ein? :eheheh:

Nafty
28-09-2007, 21:40

Escrevem bem Inglês mas desculpe; Deviam estar mais bebados que um pipo.
De certeza que ficaram carecas com esta reflexão.
Isto, voçê diga-me onde está escrito para que se mande processá-los como minimo.
É por coisas assim que temos historias com cabos rodagens y outras coisas mais.
Dizem os senhores gajos, que a comutação digital modula a DC de uma bateria. Talvez mas só se o senhor gajo (outro da mesma familia) dimensiona-se a bateria com uma corrente bem por baixo do necessario.
Quer dizer, se o circuito me pede 5Amps (exemplo), eu ponho uma bateria de 2.5A. Então veijo como a carga modula a fonte. Claro se eu sou burro, então tu serás inteligente. Isto claro está, assumindo que os condensadores mandatórios (como referiu o Senhor Tube Dude) para ambos casos (fonte DC ou AC) esteijam no seu sítio.
Senhor el ra-ton, se não quer ser ridiculo, não se misture com eles.
Cordealmente.
Nafty

Nafty
28-09-2007, 21:59

close to a Gaincard."

Outra! :eheheh: :eheheh:isto hoje é de impreitada.
Hé pá, é hoje o dia das mentiras ou quê? :huum:
Assim que os diodos tão rápidos que niguém os pode apanhar.
Senhores eu acuso esta literarura de cordel, de falsa, enganosa, incluso de delitiva.
É o que digo:..........e equanto eu tomava umas imperiais com uns marcianos que pasavam por aí, vi uma nuvem que baixaavaaaa devagarinho e umas petalas de rosas que caiam, o sol que baixava ao chão sem queimar a ninguém........
VAMOS A VER ESTES GAJOS FUMAM CANUDOS E VEÊM AQUI BUSCAR CLIENTES OU QUÊ?
QUE ME DIGAM EM QUE "TTR" Y EM QUE "AMPERES" ESTAMOS FALANDO E EU LHES ENVIAREIS 10 OU 20 ALTERNATIVOS AINDA MELHORES.
AAHHHHHH, AGORA ENTENDO A MANIA DO PESSOAL POR SE PÔR A MUDAR OS DIODOS DAS FONTES DOS TRANSPORTES......AGORA SIM QUE ENTENDO.
Uns "FRED´s" estou mesmo a ver. Eu creio que já somos maiores e que já não creemos em magos.....ou sim? :huum:
Cordealmente.
Nafty

Nafty
28-09-2007, 22:24
...they are ultra fast glass devices.

Não consigo creer que estou despérto. Esfrego os olhos para ter a certeza que leio bem. :o :o
Que eu saiba, o encapsulado de vidro é um dos mais correntes para diodos.
Ultra fast.......nos dias que correm já são tão vulgares como os "Rollex" swiss made y feitos na China.

They are almost impossible to get,

BULLSHIT
Claro, até a NASA compra a estes gajos.

close to a Gaincard."

Assim que esta é a razão?! :huum:
Aqui há uma exploração indecente á falta de conhecimento.
Manel, não creias nisto nem bêbado porque te estão metendo a mão num sitio que eu cá sei.
Nafty

el_raton
28-09-2007, 22:26
Manel, não creias nisto nem bêbado porque te estão metendo a mão num sitio que eu cá sei.
Nafty

:eheheh:

Tube_Dude
28-09-2007, 23:18

Meu caro Nafty

Olha lá a pressão arterial... ;)

Tens que ver que quem faz proclamações publicitárias pseudo-técnicas como estas , não sabe, quem as lê ainda menos e as revistas da especialidade que as deviam desmascarar lavam as mãos como Pilatos.

Mas deixa lá, "at the end of the day" bate tudo certo... 8)

Abraço

Jorge

el_raton
28-09-2007, 23:58
O que interessa é que soe bem aos ouvidos :Yes:

Sr. Tigre
29-09-2007, 02:09
Caro Jorge, eu à tempos troquei a fonte de alimentação de um pré de microfone e aferi as diferenças entre o alterado e um com uma fonte tradicional dando a estes prés o mesmo sinal de microfone. As diferenças para melhor foram facilmente ouvidas por um bom grupo de pessoas.

No entanto, para amplificadores de potência usar baterias deve ser mais complicado, não? Ou seja, supunho q seja dificíl ter baixas impedâncias de saída para uma bateria, não? Sim?! :???

el_raton
29-09-2007, 09:29
Quando dizes diferenças, e é logico que existam, falas de melhorias? :???

Nafty
29-09-2007, 10:34
Muito possivelmente fale de melhorias sin senhor.
Pergunto eu, e o que tem que ver o toucinho com velocidade?
Comparamos uma fote DC pura de bateria com uma AC convertida a DC, ou não é assim?
É evidente que é impensavel alimentar amplificadores a baterias. Imaginen-se as a ssociação de baterias que haveria que fazer, logo un sistema de cargador de baterias......em fim.
Em previos é outra cantiga. Eu recordo-me perfeitamente de ter reparado um preamplificador "pink triangle" que estava alimentado com uma bateria interna. A fonte AC carregava em tempo de repouso.
Caramba, agora não me recordo se era um pré ou se era um transporte.
Comtinuando, também trabalhei com amplificações TOA para sistemas P.A de emergencia que funcionavam a baterias en caso de corte AC. Evidentemente que a baterias o Timbre era diferente no sentido de limpo. Isto é evidente mesmo antes de fazer a prova.
Cordealmente.
Nafty

el_raton
29-09-2007, 10:45
Caro Nafty, conhece isto:

RED WINE AUDIO SIGNATURE 70 MONOBLOCKS

Introducing our finest sounding amplifiers…The Signature 70 Monoblocks! Just like our award-winning Signature 30, these high-current SLA battery powered monoblock amplifiers deliver a rich, well-balanced musical presentation well-praised for exhibiting the best sonic attributes of solid state amplification (rock solid bass, dynamics, and control) and SET tube amplification (midrange warmth, rich tonalities and a smooth non-fatiguing upper frequency resolution). The icing on the cake is the pure, noise free, high-current power delivery that can only be obtained with using SLA battery power. In fact, these are the only “off-the-grid” SLA powered monoblock amplifiers in production!

http://www.redwineaudio.com/Signature_70.html

el_raton
29-09-2007, 10:48
Antes de darmos seguimento relembro que nada percebo de electronica nem mesmo de electricidade. Mas tenho ouvidos... ;)

Nafty
29-09-2007, 11:44
Antes de darmos seguimento relembro que nada percebo de electronica nem mesmo de electricidade. Mas tenho ouvidos...
Estimado El_raton:
Eu creio que todos os presentes também teêm ouvidos.
Bom, o caso que voçê apresenta agora é um Class T ou mais conhecido por Tripath, http://www.tripath.com/
Empregão um chip the alto rendimeto com funcionamento parecido a Class D ou PWM.
O consumo é muito baixo e para este caso, a aplicação da bateria é fácil.
Uma amplificação usual de class AB consome muito mais e por conseguinte precisa de baterias bastante mais voluminosas.
Em todo caso, se estes individuos aplicão uma bateria como fonte de alimentação será exactamente porque a bateria não se deixará modular en nenhum momento pelas comutações proprias da Class T. Também porque será completamente imune a residuos ou riples. Imagine-se que fácil e que prático e que silencio. Tudo ao contrário dos comentários dos "Gaincard" que em cuja casa se devem encontrar dinosarios.
Abordando a questão desde um raciocinio logico, isto não lhe parece claro?
Cordealmente
Nafty

Nafty
29-09-2007, 12:24
Quando me referia a pink triangle me referia a isto; http://www.kabrna.com/hifi/pt.htm
Esse reprodutor de CD tinha baterias internas. Funcionava tudo funcionava com uma tensão simétrica de +/-18V directamente de uma associação de baterias. As flutuações en DC erão inmesuráveis.
Agora veêm estes "manfios" com a teoria das comutações digitais a 5V numa fonte de DC pura.

Quanto a "pink Triangle", outra empresa que faliu por exceso de investimento em investigação.
Esta é a triste realidade deste mundo do som.
Regra 1; Investimento em investigação =0
2; investimento en revistas de consumo; todo disponível.
3; presença massiva em forums
4; deseño tipo luziñas cromados ouros y coisas.
5; senhor cunha que te ponha na stereophile.
Nafty

Tube_Dude
29-09-2007, 12:45
Caro Jorge, eu à tempos troquei a fonte de alimentação de um pré de microfone e aferi as diferenças entre o alterado e um com uma fonte tradicional dando a estes prés o mesmo sinal de microfone. As diferenças para melhor foram facilmente ouvidas por um bom grupo de pessoas.

Caro Tigre

É evidente que a melhoria da fonte de alimentação aporta dividendos sónicos, não podemos esquecer que é nela que as correntes de sinal se fecham, isto é, a função de uma fonte de alimentação além de alimentar os circuitos é tambem fazer um "curto circuito" em AC do sinal de audio .

Colocado de outra forma , entre o (+) , o (-) da alimentação e a massa não pode haver nenhum sinal AC .

Quanto mais houver, pior ela é...

[[ No entanto, para amplificadores de potência usar baterias deve ser mais complicado, não? Ou seja, supunho q seja dificíl ter baixas impedâncias de saída para uma bateria, não? Sim?! ]]}

Claro que é complicado por uma questão de logistica, teriam de ser grandes baterias e haver um sistema de carga quando o aparelho não estivesse em funcionamento.

Mas acho que o que se estava a discutir era se a alimentação por baterias era melhor, ou não, que uma tradicional, e aí não há dúvidas nenhumas.

A baixa impedância de de saída de uma fonte de alimentação tem a ver com a corrente que ele consegue fornecer sem baixar a tensão.
Para uma bateria de automovel chega a ser 300 Amps, mesmo a da minha moto, com pouco mais de 10 cm , consegue pôr um motor de 4 cilindros e 1400 cm3 a trabalhar...se isso não é baixa impedância de saída... 8)

Jorge

el_raton
29-09-2007, 14:06
Antes de darmos seguimento relembro que nada percebo de electronica nem mesmo de electricidade. Mas tenho ouvidos...
Estimado El_raton:
Eu creio que todos os presentes também teêm ouvidos.

Caro Nafty,
Obviamente que sim, e provavelmente até mais treinados do que os meus...
O que eu queria dizer é que o que leio nos forums e revistas online são só "pointers" ou entretenimento, depois passo o trabalho aos meus ouvidos para poder efectuar os juízos finais.
Cumprimentos,
el_Raton

Pato
29-09-2007, 17:45

Escrevem bem Inglês mas desculpe; Deviam estar mais bebados que um pipo.
De certeza que ficaram carecas com esta reflexão.
Isto, voçê diga-me onde está escrito para que se mande processá-los como minimo.
É por coisas assim que temos historias com cabos rodagens y outras coisas mais.
Dizem os senhores gajos, que a comutação digital modula a DC de uma bateria. Talvez mas só se o senhor gajo (outro da mesma familia) dimensiona-se a bateria com uma corrente bem por baixo do necessario.
Quer dizer, se o circuito me pede 5Amps (exemplo), eu ponho uma bateria de 2.5A. Então veijo como a carga modula a fonte. Claro se eu sou burro, então tu serás inteligente. Isto claro está, assumindo que os condensadores mandatórios (como referiu o Senhor Tube Dude) para ambos casos (fonte DC ou AC) esteijam no seu sítio.
Senhor el ra-ton, se não quer ser ridiculo, não se misture com eles.
Cordealmente.
Nafty

close to a Gaincard."

Outra! :eheheh: :eheheh:isto hoje é de impreitada.
Hé pá, é hoje o dia das mentiras ou quê? :huum:
Assim que os diodos tão rápidos que niguém os pode apanhar.
Senhores eu acuso esta literarura de cordel, de falsa, enganosa, incluso de delitiva.
É o que digo:..........e equanto eu tomava umas imperiais com uns marcianos que pasavam por aí, vi uma nuvem que baixaavaaaa devagarinho e umas petalas de rosas que caiam, o sol que baixava ao chão sem queimar a ninguém........
VAMOS A VER ESTES GAJOS FUMAM CANUDOS E VEÊM AQUI BUSCAR CLIENTES OU QUÊ?
QUE ME DIGAM EM QUE "TTR" Y EM QUE "AMPERES" ESTAMOS FALANDO E EU LHES ENVIAREIS 10 OU 20 ALTERNATIVOS AINDA MELHORES.
AAHHHHHH, AGORA ENTENDO A MANIA DO PESSOAL POR SE PÔR A MUDAR OS DIODOS DAS FONTES DOS TRANSPORTES......AGORA SIM QUE ENTENDO.
Uns "FRED´s" estou mesmo a ver. Eu creio que já somos maiores e que já não creemos em magos.....ou sim? :huum:
Cordealmente.
Nafty

...they are ultra fast glass devices.

Não consigo creer que estou despérto. Esfrego os olhos para ter a certeza que leio bem. :o :o
Que eu saiba, o encapsulado de vidro é um dos mais correntes para diodos.
Ultra fast.......nos dias que correm já são tão vulgares como os "Rollex" swiss made y feitos na China.

They are almost impossible to get,

BULLSHIT
Claro, até a NASA compra a estes gajos.

close to a Gaincard."

Assim que esta é a razão?! :huum:
Nafty

ehehehehehehehe :eheheh:

SergioRZ
29-09-2007, 23:15
E as "Linn Brilliant switch mode switching power supply" :???

Nafty
29-09-2007, 23:46
E as mulheres da Nazaré de roupão e o D. Fuas de Roupinho :???

E :???

Cada fabricante fáz o que lhe apetece para o publico que muito bem entende.

Se falamos da alimentação DC mais pura e de mais baixa impedancia, esta será uma bateria. (fim da história)

É evidente que as baterias não são aplicáveis na mayor parte dos casos de alimentação, quer pelo espaço quer pela diversidade de voltagens que se pédem. Assim que já que temos que lançar mão á transformação e á conversão, então já tudo vale. Resultados? Depende. Há de todo tipo e para todos gostos segundo os diferentes tipos.
Cordealmente.
Nafty

jonkimber
30-09-2007, 00:46
Senhor nafty

O senhor aqui anda em grande, fico a pensar em mim mesmo se você não è um daqueles audiòfilos ferrenhos :) isto no bom sentido claro.

Bom .... vou dar aqui o meu parecer.
À cerca de 2 ou 3 anos atràs resolvi fazer um prèvio de uma escala fora do normal, umas das questões a que me coloquei a mim mesmo, seria... qual a melhor opcão da fonte, sem recorrer às baterias.

Comutada ou a versão clàssica!!!! Apòs de um estudo profundo, optei pela versão clàssica, razões destas, havia muitas e algumas jà aqui ditas pelo senhor Tube_Dude e o senhor "ferrenho" :) nafty.

Mesmo uma "comutada" em que a sua frequência se situe acima da região do audio (>200Khz), neste caso poderia entrar em "conflito" com os modulos de amplificacão de audio, visto que a sua largura de banda do prèvio, supera os 400Khz (mesmo com uma onda quadrada), ficando assim fora de questão a versão [comutada].

Voltando então à versão clàssica...tinha aqui um outro dilema! Fazer com que esta estivesse muito pròxima de uma bateria.

Assim sendo, apòs da sua rectificacão [è utilizado diodos ràpidos, de baixas percas incluindo baixo ruìdo], uma parte da tensão vai para um local onde è "gerada" uma tensão de referência, que atravès de um FET e um condensador de alta qualidade (ELNA da sèrie cerafine) obtem-se aqui um ponto de simulacão de uma amplitude, com uma frequência idealmente a 0hz simulando assim uma bateria.

Em seguida existe 4 amplificadores, 2 para cada canal de fases opostas + e -.
O trabalho de cada um destes amplificadores, è amplificar a amplitude do referido sinal idealmente a 0hz, em que o resultado na sua saìda de amplificacão, è de 18,5V.

È a partir daqui que vai alimentar o prèvio em si.

Junto envio o bloco de diagrama do referido estudo e que na qual, o coloquei na pràtica.

Na foto no osciloscòpio existe 3 pontos de teste a que estao assinalados no bloco de diagrama.
Ponto 1...o ripple apòs da sua rectificacão.
Ponto 2...o local onde è gerado o sinal de referência
Ponto 3...saìda de uns dos quatros amplificadores (18,5V), è possivel observar no osciloscòpio a sua ausência de ripple, mesmo este, estando na sua màxima sensibilidade 10mV.

Nota-se aqui um ruìdo parasita (ponto 2 e 3) 200uV e 600uV razão esta, è devido à grande sensibilidade na largura de banda que o osciloscòpio tem e no seu valor de amostragens 2,5GB por segundo.

Resumindo e concluindo

De vàrias topologias que possam existir.... este foi o conceito a que resolvi a aplicar, sem recorrer ao uso das baterias...

cump`s

PS:por questões diversas,não è publicado aqui o esquema da fonte....

jonkimber
30-09-2007, 00:48
Aqui estao os pontos da fonte, onde foi analizado o teste no osciloscòpio

cump`s

MikeF
30-09-2007, 01:06
Pergunta inocente:
mas na base duma mesinha de hifi, tipo target ou coisa assim, um par de baterias de 60Ah ocupam assim tanto espaço?

SergioRZ
30-09-2007, 02:43
E as mulheres da Nazaré de roupão e o D. Fuas de Roupinho :???

E :???

Há muitos anos tive dois Hamsters... um chamava-se D. Fuas, o outro chamava-se Roupinho :eheheh:

Venha outro Hamster e sou capaz de lhe chamar Nafty :Yes:

SergioRZ
30-09-2007, 02:49
We began with 100 Hz square wave at full level, which you can see on the photo above. It was very good, well-shaped with a small amount of well-damped ringing, but some traces of unexpected noise. Where was that noise coming from? The big surprise came when we tried to read the low-level sine wave (1 kHz, 60 dB below maximum level), and we got the oscilloscope trace shown in the picture below: plenty of noise, no sine wave. The noise continued even when we stopped the player. There's something we had never seen before!

But this is strictly a technical artifact, and the noise is not in any way audible. It clearly emanates from the Linn's switching power supply, and it is above 40 kHz (each marking of the grid represents 10 mS). It is common for switching supplies to produce noise, and indeed we have seen (or rather heard) supplies that produced an all-too-audible whining sound. Linn has run its power supply at very high frequency, to keep any resulting noise from contaminating the audio band. Despite the alarming oscilloscope image, the player is subjectively dead quiet.

http://www.uhfmag.com/Issue59/Ikemi.html

el_raton
30-09-2007, 08:41
DC behavior

Open-loop gain is defined as the amplification from input to output without any feedback applied. For most practical calculations, the open-loop gain is assumed to be infinite; in reality it is obviously not. Typical devices exhibit open-loop DC gain ranging from 100,000 to over 1 million; this is sufficiently large for circuit gain to be determined almost entirely by the amount of negative feedback used. Op-amps have performance limits that the designer must keep in mind and sometimes work around. In particular, instability is possible in a DC amplifier if AC aspects are neglected.

http://en.wikipedia.org/wiki/Operational_amplifier

Gostava muito que os mestres N e T traduzissem isto para miudos s.f.f.

el_raton
30-09-2007, 08:45
Aliás era interessante se comentassem estes dois capítulos:

The ideal op-amp

Limitations of real op-amps

Nafty
30-09-2007, 11:50
O senhor aqui anda em grande, fico a pensar em mim mesmo se você não è um daqueles audiòfilos ferrenhos Smiley isto no bom sentido claro.
Estimado Antipode:
-Antes de tudo, uma vez mais obrigado pela sua ajuda e também pelo material que me enviou.
Oiça lá, não me diga que eu ando en grande porque então tenho que pensar e repensar bastante mais antes de escrever. Não gosto nada de ser visto desa forma já que tenho uma divida eterna com a simplicidade. Se não consigo ser mais simples é seguramente por falta de talento.

O que eu veijo na sua fonte é uma regulação série, seguida por um amplificador de erro ou de ruido e logo uma regulação shunt ou paralelo. Se é isso, então é uma boa escolha. ë uma forma muito eficaz e de baixo ruido. esses 2mV não devem aparecer por nenhum lado. Condensadores panasonic de baixa impedancia e um bom osciloscopio. Qual é?
De novo Antipode, o que o Senhor Tube Dude diz e que eu faço das suas palavras minhas, é que não a fonte DC mais pura e de mais baixa impedancia que uma bateria. Isto é algo básico. Logo, é verdade que a maioria dos circuitos das nossas electrónicas não se podem alimentar a baterias. Então, vamos a transformação, rectificação e regulação. Em vez desse traço de 2mVpp (que não é nada), com uma bateria seria un traço continuo e limpo. Voltamos ao mesmo; não se pode alimentar tudo a baterias nem eu disse que se devia. O que me fez saltar o fusivél que é de S.B, foi a literatura de cordél que havia por aí a vender uma banha da cobra com argumentos falsos e que francamente é um dever e uma obrigação desmascarar..

Venha outro Hamster e sou capaz de lhe chamar Nafty :eheheh: :Yes:

Isso está bem Senhor Sergio. O humor é prova de inteligencia.

Agora quê? Falamos de OP-Amps? Creio que isso não tem nada que ver com fontes de alimentação, ou tem?
Se tem, então eu posso dezer que para circuitos com Op-Amps tipo previos de phono, previos de linha ou previos balanceados, se podeis meter uma bateria como alimentação principal, pois então não duvideis um só minuto.

El-raton, sobre que quer que troque por miudos?
Que em laço aberto a aplificação de um Op-amp é teoricamente infinita e que na pratica não pode ( como é evidente) superar o valor de alimentação DC?
Ou que o FB determina o factor de amplificação?
Ou que um amplificador de DC se pode ver afectado pela pouca rejecção de AC do circuito global?
Em este ultimo aspecto não há problema se alimentamos com uma bateria.
De novo, se quereis estabilidade e baixo ruido em pequenas montagens senciveis como previos de phono,
a op-amps, alimentem com pilhas ou baterias.
Creio que está claro o que dizemos; A maior parte dos circuitos não se podem alimentar a baterias por razões obvias; que pena.
Cordealmente.
Nafty

el_raton
30-09-2007, 12:46
Caro Nafty,

O Gainclone usa os ditos OP-AMPs por isso a fonte de alimentação é para eles. :eheheh:

Cumprimentos,
El Raton

http://www.mhennessy2.f9.co.uk/articles/gainclone_intro.htm

http://www.mhennessy2.f9.co.uk/articles/gainclone_configs.gif

jonkimber
30-09-2007, 13:02
Sr. Nafty

Antes de mais, não tem que agradecer... mas, voltando ao assunto a que se refere....

...foi a literatura de cordél que havia por aí a vender uma banha da cobra com argumentos falsos e que francamente é um dever e uma obrigação desmascarar...

Aqui....sem comentàrios, apenas tenho que lhe dar 100% de razão.

Sobre o modelo do osciloscòpio, tem o perfil dele na foto 1

No que se refere ao ruìdo da fonte... os tais (2mV), são provocados pela pròpria ponta de prova e não pela fonte do prèvio, na foto 2 està mais um exemplo,agora com uma simples bateria de 9V.

Esta razão è devida ao facto do osciloscòpio ser um DPO de fòsforo digital. Trata-se de uma geracão nova da TEK em instrumentos de medida.
Todos os dados que são aplicados em qualquer uma das entradas, são analizados incluindo o pròprio ruìdo, gerado pelo cabo [ponta de teste], algo que não acontece num vulgar osciloscòpio analògico, em que "muita coisa" não è visivel, mostrando assim uma "forma de onda mais limpa".

Nafty
30-09-2007, 13:54
O Gainclone usa os ditos OP-AMPs por isso a fonte de alimentação é para eles

Senhor El-raton:
Só que esses Op-amps são de comportamento igual a qualquer outro. Ainda não entendo o que há de especial.

Senhor Antipode.
É uma pena que não podamos alimentar quase nada com baterias.
Isso não quer dizer que as fontes de alimentação por transformador sejam todas más. Há más, normais, melhores y francamente boas.
Diga-me uma coisa; esse ruido é com ou sem carga?
De novo, 2mVpp não é apreciavél por nenhuma parte y neste caso acredito plenamente que seija ruido tipico da prova. O mais importante será a prova dinamica com carga.
Parabéns, isso parece uma muito boa fonte.
Está usando para qué? É simetrica de 18V?
Senhor El-raton, aqui tem uma boa fonte de alimentação sem ter que ir tão longe e con tanto exoctismo.
Cordealmente.
Nafty

jonkimber
30-09-2007, 14:43
Sr. Nafty

Diga-me uma coisa; esse ruido é com ou sem carga?

È com a carga, pois não fazia sentido estar a analizar o seu ripple a vazio, isso seria fazer [batota].

Está usando para qué? É simetrica de 18V?
Esta fonte està no interior do prèvio, a que alimenta o todo o circuito de audio, na realidade è composto por 4 modulos de amplificacão, na saìda de cada um obtem-se 18,5V duas positivas e duas negativas cada uma destas alimenta um canal independente (left/right).

Nos andares de amplificacão de audio, têm uma segunda regulacão local, 15V simètricos. Aqui são utilizados reguladores normais [LM317/337] da national com a sigla P+ .Neste ponto o essencial è precisão dos 15V simètricos, ao contràrio na fonte principal, o principal obstàculo não è a sua regulacão, mas sim eliminar o ripple ao absoluto quanto o possivel.

cump`s

Ps: No meu DAC pessoal, a fonte da seccão analògica è precisamente a mesma, a alimentacão do master clock segue o mesmo conceito embora aqui se trate de uma versão simples, isto sem o potencial negativo, e uma tensão mais baixa.

el_raton
30-09-2007, 14:55
Caro Nafty,

Nunca falei em nada que se possa considerar exótico. Se ler a minha resposta à pergunta inicial do thread verá que proponho que se siga a solução mais simples.

Adicionei também a informação de que o original (do qual este amplificador é CLONE) tem uma fonte de alimentação "high-capacity (170VA) cut-core transformer with individual coils" e de que as pessoas ligadas à marca desaconselham o uso de baterias provávelmente para este tipo de aparelho e sem qualquer alteração da sua topologia. Talvez tenham razão pois ao contrário de si (que nem sabia de que tipo de amplificação aqui se tratava) e do TD eles podem ouvir os resultados...ou talvez não tenham razão.
Conforme já frisei, eu de electrónica nada percebo.

Penso que o melhor que o autor do thread tem a fazer é usar o Google pois existem milhares de experiências baseadas neste amplificador e outras tantas fontes de alimentação pois o som resultante estará documentado. Aqui fala-se apenas em teoria...

Cumprimentos,
El Raton

P.S.: Não ponho em causa nem os seus conhecimentos nem os do TD, mas o audio não se trata de uma ciência exacta - aliás o que é uma ciência exacta? ;)

Nafty
30-09-2007, 15:31
Senhor El-raton:
Para terminar, tudo que li até agora foi enganador, preverso e falso.
Que quer que lhe diga?
Logo, o mesmo circuito alimentado por uma bateria ou alimentado por transformador, a bateria leva vantagem em todos os aspectos. Isto é ABC. Se no seu caso voçê diz que é o contrário, então acredito que haverá uma razão de grande peso que o justifique.
Não será pelos diodos de vidro de produção unica e exclusiva. Não é por isso Senhor El-raton. Isso é textualmente FALSO.
Cordealmente.
Nafty

Nafty
30-09-2007, 15:33
Senhor Antipode:
Sim seria fazer batota.
Parabéns. Poderemos ver algum dia esse circuito?
Cordealmente.
Nafty

el_raton
30-09-2007, 15:44
Para terminar, tudo que li até agora foi enganador, preverso e falso.
Que quer que lhe diga?
Logo, o mesmo circuito alimentado por uma bateria ou alimentado por transformador, a bateria leva vantagem em todos os aspectos. Isto é ABC. Se no seu caso voçê diz que é o contrário, então acredito que haverá uma razão de grande peso que o justifique.

Possivelmente existirá essa razão ou então eles de facto não fazem ideia do que estão a falar (o que não seria inédito em usergroups e foruns e afins).

Se me permite a mudança de assunto, já algumas vez ouviu altifalantes Diatone P-610?

Nafty
30-09-2007, 17:32
Senhor El-rato:
Os diodos....francamente de todas as explicações, essa é a mais ridicula.
O senhor Antipode acaba de exponer uma fonte de baixo ruido.
Voçê cree que o resultado é devido aos diodos rápidos que emprega (que os empregará)?
Se não fosse as várias regulações en linha pois um riple de entre 5 a 15mV pp seria incluso aceitávél.

Quanto aos Diatone sim que ouvi falar mas a verdade seija dita que só ouvi falar.
Os unicos "full range" com quem tive contacto directo e experiencia foram os Fostex.
Há mais do memo tipo: Jordan, Supravox, phy-hp....
Não é o meu forte a questão das colunas ou acustica.
Cordealmente.
Nafty

el_raton
30-09-2007, 17:48
Voçê cree que o resultado é devido aos diodos rápidos que emprega (que os empregará)?

Meu amigo eu não percebo patavina do que está a falar por isso acredito na sua palavra. :)

Quanto aos Diatone sim que ouvi falar mas a verdade seija dita que só ouvi falar.
Os unicos "full range" com quem tive contacto directo e experiencia foram os Fostex.
Há mais do memo tipo: Jordan, Supravox, phy-hp....
Não é o meu forte a questão das colunas ou acustica.
Cordealmente.
Nafty

Acabei de encomendar um par.

Nafty
30-09-2007, 18:41
Senhor El-Rato
Parabens, o aspecto pelo menos é bom.
Espero que case com o espaço onde voçês as vai acondicionar.
Por curiosidade, que amplificador utiliza?
Que sencibilidade teêm?
De novo parabens e os meus votos de que esteija contente com a sua escolha.
Cordealmente.
Nafty

el_raton
30-09-2007, 18:51
forty seven labs shigarak i (op-amp) c/ 20W

As colunas têm uma sensibilidade de 98dB a 8 Ohm e uma gama de frequências (deduzo que in-room) de 38Hz-20 KHz.

http://www.orgueclub.com/

Este altifalante era utilizado pelo Hiroyasu Kondo nas suas colunas e actualmente ainda se encontra em produtos de série da Audio Tekne e da Orgue Club...

E aposto que casavam bem com um tal de ZAMIR ALEPH :luz:

P.S.: No midrange é que está a virtude. ;)

jonkimber
30-09-2007, 21:11
Sr. Nafty

...Poderemos ver algum dia esse circuito?...

Tal como mostrou a sua obra de arte, vou enviar umas fotos de um dos prèvios que uso no meu sistema habitual.

Aqui foi mais um protòtipo, em que coloquei os meus conhecimentos "ideais", não sò a nivel da fonte de alimentacão (a que se refere este tòpico), como tambem o conceito da minha filosofia em relacão aos prèvios.

jonkimber
30-09-2007, 21:13
Mais umas fotos

cump`s

jonkimber
30-09-2007, 21:23
Sr. Nafty

Envio aqui uns dados que "fogem à regra", isto no que toca à sua largura de banda, superando 1 Mhz!

No osciloscòpio o traco superior è o sinal a ser aplicado na sua entrada, na saìda è a forma de onda inferior, estes dados são com o ganho no màximo recurso, o ganho total do prèvio è 2,5X.

Nas frequencias acima de 500Khz è normal aqui se notar um desvio de fase,entre a entrada e a saìda, esta razão è devida ao percurso, a que ele percorre desde o primeiro modulo de amplificacão atè ao ultimo.

Cump`s

movie_fan
30-09-2007, 21:34
Se me permite a mudança de assunto, já algumas vez ouviu altifalantes Diatone P-610?

Por favor, mantenham-se dentro do tópico.

El raton, para falar de outros assuntos, abre novos tópicos.

Nafty
30-09-2007, 21:45
Senhor Antipode:
:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :ena: :ena: :ena: :ena: :ena:
Em duas palavras; IM, PECÁVEL.
Entendo que o projectou para home cinema, é isso?
Bem feito sim senhor.
Vendo isto e lendo algumas criticas de alguns foristas em relação a nós DIYs, pois deviam ter um pouco mais de humildade e conhecimento antes de criticarem.
Senhor antipode, bravo. Reparo com alegria que os seus componentes são de primeirissima qualidade mas não de marcas audiophililililias sem as quais como o Senhor sabe, o "som" não pode ser bom.
Entre voçê e eu há uma diferença de conceito. Eu ainda aposto pela válvula embora não seija para nada hortodoxo (revélo-me abertamente contra eles) melhorando-a com semi condutores.
Não sei....talvez burro velho....já sabe.
Um cordeal cumprimento e com vénia.
Deseijo-lhe boa sorte em todos os projectos que faça e se o posso ajudar em algo, pode contar comigo.
Cordealmente.
Nafty

Nafty
30-09-2007, 21:55
Senhor Movie fan;
Desculpe o pequeno deslize. Já voltamos á auto estrada.
Saímos só para fazer umas necessidades.
Mas falando de fontes de alimentação, aqui teêm uma.
Ouiça lá Senhor Antipode, con 2 baterias de 12V e 2 de 6, se pode fazer uma fonte simetrica de 18V.
Só estava a pensar alto. Com os graficos que voçê apresentou, eu não creio que possa haver alguma diferensa timbrica entre uma fonte e outra. Esprementaria só por curiosidade.
Eu fiz coisas assim no passado para gravação movél a baterias e de facto se portavão bastante bem.
Nunca comparei porque á partida entendi que se houvesse diferença, não seria escandalosa. De qualquer forma, nestas coisas nunca se sabe. Logo as experiencias que tive com a Pink Triangle e os TOA me fez reflexionar.
Cordealmente.
Nafty

jonkimber
30-09-2007, 22:29
Caro Nafty

Entendo que o projectou para home cinema, é isso?

È apenas um simples previo de linha stereo, ainda sou dos que nao se converte em home cinema.

Entre voçê e eu há uma diferença de conceito. Eu ainda aposto pela válvula embora não seija para nada hortodoxo (revélo-me abertamente contra eles) melhorando-a com semi condutores.

Bom...tenho que admitir que sempre gostei do som tipico das valvulas, embora nunca me tenha seduzido de realizar experiencias com elas.

No entando cada vez que me passa pela loucura de realizar um projecto novo, este divide-se sempre em duas partes...

...PRIMEIRA... o conceito da topologia utilizado, observar sempre o que tem de favor...e corrigir o melhor possivel os seus contras.

...SEGUNDA... o seu desempenho sonoro, ...

...cada "gènio" tem o seu paladar de escuta, eu pessoalmente gosto de uma combinacão de dois tipos de timbre...
... a demonìaca rapidez da ex Cello, misturada com a emotividade da Conradjohnson... não è facil de realizar, no entando quando a inteleligência è superada pelos nossos devaneios.... tudo è possivel.

cump`s

el_raton
30-09-2007, 23:00
...cada "gènio" tem o seu paladar de escuta, eu pessoalmente gosto de uma combinacão de dois tipos de timbre...
... a demonìaca rapidez da ex Cello misturada, com a emotividade da Conradjohnson... não è facil de realizar, no entando quando a inteleligência è superada pelos nossos devaneios.... tudo è possivel.

Caro Antipode,
Então tem de vir ouvir o meu amplificador...quando chegarem as colunas, que agora está mudo. :'(
Cumprimentos,
El Raton

Nafty
01-10-2007, 05:45
Senhor Antipode:
...no entando quando a inteleligência è superada pelos nossos devaneios.... tudo è possivel.

Gostei dessa expressão. Sim por vezes há que seguir a sequencia de feitos quando o raciocinio e a lógica já não chegão. Sim, eu também tenho um gosto parecido; Rapidez , stage (lots of), grave punchy (lots of) mas que seija de válvula.
Coragem Antipode.
Cordealmente
Nafty

Tube_Dude
01-10-2007, 17:04
No que se refere ao ruìdo da fonte... os tais (2mV), são provocados pela pròpria ponta de prova e não pela fonte do prèvio, na foto 2 està mais um exemplo,agora com uma simples bateria de 9V.

Meu caro Antipode

Porque razão ligaste as duas sondas em paralelo aos terminais da bateria de 9 volts?

Isso vais criar loops de massa ,que a estrema sensibilidade do oscilóscopio vai detectar.

Parabéns pelo pré !

Presumo que é constituido apenas (ou principalmente) por CIs.

Abraço

Jorge

Tube_Dude
01-10-2007, 17:18
Assim sendo, apòs da sua rectificacão [è utilizado diodos ràpidos, de baixas percas incluindo baixo ruìdo], uma parte da tensão vai para um local onde è "gerada" uma tensão de referência, que atravès de um FET e um condensador de alta qualidade (ELNA da sèrie cerafine) obtem-se aqui um ponto de simulacão de uma amplitude, com uma frequência idealmente a 0hz simulando assim uma bateria.

Penso que terás usado um MOSFET e não um Fet. :???

A primeira vez que vi esse circuito utilizado , foi nos prévios da Technics e ao qual eles chamavam "virtual battery operation".

O gate do MOSFET é referenciado a uma tensão contínua estavel, e a voltagem regulada saía pelo "source".

Aliás , esse circuito não é mais do que uma aplicação do "source follower".

Como a impedância de saída desse circuito é igual a 1/Gm, ela vai ser relativamente alta (na casa de 1 Ohm ou por aí ) , por isso, sábiamente utilizaste um Amp Op , para a baixar para valores certamente imesuráveis...

Good design... 8)

Jorge

Tube_Dude
01-10-2007, 17:23
O Gainclone usa os ditos OP-AMPs por isso a fonte de alimentação é para eles

Senhor El-raton:
Só que esses Op-amps são de comportamento igual a qualquer outro. Ainda não entendo o que há de especial.

Claro que não têm nada de especial, aliás , meu caro Nafty , como certamente deves saber, 99% dos amplificadores de estado sólido são OP-AMPS , só que "discretos" e não integrados num chip.

Abraço

Jorge

jonkimber
01-10-2007, 18:44
Caro Tube_Dude

Porque razão ligaste as duas sondas em paralelo aos terminais da bateria de 9 volts?

Isso vais criar loops de massa ,que a estrema sensibilidade do oscilóscopio vai detectar

Boa questâo... aqui a razâo das duas sondas é a seguinte.

Uma destina-se em analizar o ripple, (a que nâo existe numa bateria), sendo esta, em modo AC na sua maxima sensibilidade, 10mV.

A outra sonda está em modo DC, medindo a tensão da bateria. Assim se alguem querer abordar no "mau sentido", em que a bateria estava descarregada, esta é uma defesa minha.

Presumo que é constituido apenas (ou principalmente) por CIs

O pré, é composto por três modulos de amplificação, cada modulo de amplificação do ganho de tensão é composto por um operacional (opa627) e a seccão de corrente é seguida por mosfet. Isto repetindo em duas vezes... uma por cada canal.

Penso que terás usado um MOSFET e não um Fet

(2sk147) N-FET Uni,ra,40V

O gate do MOSFET é referenciado a uma tensão contínua estavel, e a voltagem regulada saía pelo "source".

Aliás , esse circuito não é mais do que uma aplicação do "source follower".

Como a impedância de saída desse circuito é igual a 1/Gm, ela vai ser relativamente alta (na casa de 1 Ohm ou por aí ) , por isso, sábiamente utilizaste um Amp Op , para a baixar para valores certamente imesuráveis...

Senhor Tube_Dude

Gostei do seu parecer....a topologia é algo muito identica ao que se refere.

e obrigado

cump´s

Tube_Dude
01-10-2007, 18:55
Boa questâo... aqui a razâo das duas sondas é a seguinte.

A minha curiosidade, digamos que, académica, era saber se sem as duas sondas ligadas em paralelo , a linha no Scop, não iria aparecer mais "limpa"...

[[ O pré, é composto por três modulos de amplificação, cada modulo de amplificação do ganho de tensão é composto por um operacional (opa627) e a seccão de corrente é seguida por mosfet. Isto repetindo em duas vezes... uma por cada canal.]]

Esse Mosfet está englobado no "feedback loop"?

Jorge

jonkimber
01-10-2007, 19:56
A minha curiosidade, digamos que, académica, era saber se sem as duas sondas ligadas em paralelo , a linha no Scop, não iria aparecer mais "limpa"...

Na altura tive em conta esse permenor, como não havia qualquer alteracão, optei assim por esta forma.

Esse Mosfet está englobado no "feedback loop"?

Sim,... de vàrios testes que testei, esta foi a que obtive melhores resultados, de outra forma, tornava o andar de saìda bastante sensìvel à oscilacão,... existia vàrias solucões, mas todas elas, muito ou pouco sempre prejudicavam no seu desempenho sonoro".

Um abraço

ReDaLeRt
02-10-2007, 00:44
DC behavior

Open-loop gain is defined as the amplification from input to output without any feedback applied. For most practical calculations, the open-loop gain is assumed to be infinite; in reality it is obviously not. Typical devices exhibit open-loop DC gain ranging from 100,000 to over 1 million; this is sufficiently large for circuit gain to be determined almost entirely by the amount of negative feedback used. Op-amps have performance limits that the designer must keep in mind and sometimes work around. In particular, instability is possible in a DC amplifier if AC aspects are neglected.

http://en.wikipedia.org/wiki/Operational_amplifier

Gostava muito que os mestres N e T traduzissem isto para miudos s.f.f.

Basicamente, são aspectos puramente académicos. São muito poucos os que se preocupam com o ganho de um ampop em circuito aberto, excepto para o caso de comparadores e afins.

N3rdisses. ;D

Alguém por aqui usa reguladores de tensão integrados? Queria uma alternativa substancialmente melhor que os 7815 e 7915. Impõem demasiadas limitações e ripple. :huum:

Também já alguém testou a eficácia de colocar condensadores em paralelo com os díodos da ponte rectificadora?

Abraços!

Tube_Dude
02-10-2007, 03:46
Alguém por aqui usa reguladores de tensão integrados? Queria uma alternativa substancialmente melhor que os 7815 e 7915.

Meu caro , ReDaLeRT

Eu uso esses reguladores integrados , 7815 /7915 .

Se quiseres mais performance podes usar os LM317 /LM337 , que visto serem "flutuantes" suportam mais tensão de entrada.

Se um circuito for bem projectado e o seu PSRR elevado , a performance dos reguladores esbate-se bastante e começam a entrar em jogo outros pormenores , tais como, a distorção e o ruído dos elementos activos do circuito própriamente dito.

Jorge

PS: Por acaso , ainda hoje mandei um 7915 para os anjinhos em virtude de um "curto" acidental. RIP... 8)

ReDaLeRt
02-10-2007, 13:44
Tube_Dude, obrigado! :Yes: Tens ideia de uma gama de valores típicos aceitaveis para PSRR em [0-100 Hz] e [1000-100000 Hz]?

Compensa montar 2 pontes rectificadoras, uma para cada rail da fonte? Há melhorias visíveis ou é um perfeccionismo desnecessário? :huum: Assim, o custo da fonte é o dobro... :-X

Abraços!

J.Guilherme
02-10-2007, 14:23
Também já alguém testou a eficácia de colocar condensadores em paralelo com os díodos da ponte rectificadora?

Sim. Depende da situacao concreta, mas normalmente ajuda um pouco. Tens um artigo interessante sobre o assunto aqui:

http://www.hagtech.com/pdf/snubber.pdf

J.Guilherme

ReDaLeRt
02-10-2007, 14:58

Sim. Depende da situacao concreta, mas normalmente ajuda um pouco. Tens um artigo interessante sobre o assunto aqui:

http://www.hagtech.com/pdf/snubber.pdf

J.Guilherme

Obrigado! :Yes:

Tube_Dude
02-10-2007, 15:55
Tube_Dude, obrigado! :Yes: Tens ideia de uma gama de valores típicos aceitaveis para PSRR em [0-100 Hz] e [1000-100000 Hz]?

Vamos pôr a questão de outra maneira.O target é:

- se a um circuito ao qual ainda não aplicaste feedback , um distúrbio na fonte de alimentação , aparece na saída abaixo do "noise floor" , essa fonte , para esse circuito , não pode ser melhorada.

[[ Compensa montar 2 pontes rectificadoras, uma para cada rail da fonte? Há melhorias visíveis ou é um perfeccionismo desnecessário?]]

Está respondido por ti mesmo.

É abolutamente desnecessário... 8)