Os acessórios do vinil - lista interminável!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts
  • Mellowship
    Audiófilo
    • 26-04-2007
    • 2000

    Os acessórios do vinil - lista interminável!

    Quando andamos pelos meandros do vinil, temos que nos rodear de um conjunto de acessórios que mais tarde ou mais cedo se tornam essenciais no processo de escuta das rodelas pretas. Eu pensava que uma escova de veludo bastava, mas há uns tempos, quando comecei a ouvir mais vinil, tornou-se imprescindível uma parafrenália de gadjets para o fazer em condições!

    Sei que há quem use mais acessórios do que eu e gostava de ter o feedback dos restantes foristas a respeito disso. E se possível o preço dos mesmos, pois muitas vezes não contabilizamos o que gastamos nestas coisas que no fundo, contam como investimento total nos nossos sistemas.

    Então aqui fica a minha humilde lista:

    - escova carbono antiestática clearaudio (raios partam, é igual às outras, mas é clearaudio, logo é mais cara! se eu soubesse na altura) - 20 euro
    - escovinha de limpar agulhas clearaudio - 7 euros
    - tapete rega - 20 euro
    - tapete DIY cortiça - 2 euro + trabalho (e é melhor que os de feltro)
    - balança de chapa clearaudio - 15 euro
    - knosti sistema de limpeza - 60 euro
    - capas internas antiestáticas (papel e plástico) - 120 capas - 36 euro
    - fichas RCA neutrik de substituição das originais do gira-discos - 3 euro

    e ainda me faltam mais uma embalagem de capas internas, capas externas, um clamp...

    Isto do vinil fica caro... para ouvir CD's nem um acessório é preciso!

  • #2
    Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

    ...e ainda... uma pistola anti estática A11, que quando se aperta o gatilho lança iões sobre o vinil...
    bem, a minha gata também não gostava de iões. mas ficava a miar mais "certinho".


    É por essas e por outras que eu abandonei o vinil... ocupa demasiado espaço.

    Comment

    • vinilsuporter

      #3
      Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

      a máquina de limpeza Knosti e as capas anti estáticas são perfeitamente dispensáveis.

      acrescentaria ILFORD ILFOTOL o liquido que por vezes consegue fazer maravilhas nos discos.

      as capas externas compras a 3,5 euros o kilo.

      Comment

      • Mellowship
        Audiófilo
        • 26-04-2007
        • 2000

        #4
        Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

        vinilsuporter escreveu
        a máquina de limpeza Knosti e as capas anti estáticas são perfeitamente dispensáveis.

        acrescentaria ILFORD ILFOTOL o liquido que por vezes consegue fazer maravilhas nos discos.

        as capas externas compras a 3,5 euros o kilo.
        Caro amigo José Mário,

        Porque é que diz que a knosti é dispensável? A minha colecção de discos é velha e estava suja. Precisava toda de uma limpeza. E limpar e pôr nas capas velhas e sujas é estúpido!

        De que outra forma faria? Uma tina cheia de álcool agua destilada e ilfotool nas medidas recomendadas por alguns sites? Acho bem, mas encher um reservatório com aquilo é um gasto enorme. E andar ali com o disco e a escova de veludo, é muito aborrecido. Eu sei, já fiz. E há etiquetas que sofrem com isso.

        A knosti tem aquelas vantagens todas que lhe são reconhecidas.

        E onde arranja as capas a 3,5 euro o kilo?

        Obrigado, e um abraço!

        Comment

        • vinilsuporter

          #5
          Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

          não comprar a máquina dá uma poupança económica importante, mas cada um define as suas prioridades. nunca precisei, já limpei centenas de discos.

          as capas plásticas exteriores comprarm-se na Rua Jose Falcão, numa firma que firma quase em frente à entrada do centro comercial que ali existe (onde é o mr. cool).

          1 kg das grandes dá mais ou menos 55 capas.

          Comment

          • Mellowship
            Audiófilo
            • 26-04-2007
            • 2000

            #6
            Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

            Mas é prática e fácil de usar, e usa pouco mais de meio litro de cada vez, ou seja, poupa-se nos reagentes e protege-se o ambiente! Eu também tinha as minhas dúvidas quando vi a máquina, porque os 80 e poucos euros que me pediam em todo lado pareciam-me demasiado. Depois lá arranjei por 60, e não estou nada arrependido. As escovas são boas, e o método é pratico. E também funciona com qualquer líquido que se puser lá dentro.

            Relativamente ao uso do ilfotool, quais são as vantagens? Como devo usar? Diluído em H2O destilada e álcool isopropílico, ou puro?

            Obrigado pela informação das capas! Quando for visitar o amigo Paulo Lopes, passo por lá!

            Abraço!

            Comment


            • #7
              Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

              O tapete Project Cork It custa 10€

              Comment

              • natas
                Banned
                • 19-04-2007
                • 2724

                #8
                Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!


                ............Porque é que diz que a knosti é dispensável? A minha colecção de discos é velha e estava suja. Precisava toda de uma limpeza. E limpar e pôr nas capas velhas e sujas é estúpido!........

                .........uma maquina é uma maquina......limpa rapidamente....melhor que manualmente....com a vantagem de gastar o tempo a brincar.....com os má linguas do forum......

                Comment

                • vinilsuporter

                  #9
                  Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

                  água e sabão PH neutro, afagar o disco com carinho, acariciá-lo de ambos os lados com escova adequada e deixar o lp a secar.

                  a seguir para eliminar a eventual estática aplicar com o mesmo carinho uma solução de 1/3 de ilford ilfotol e 2/3 de álcool isopropilico (ou água destilada) e é só pôr a rolar e disfrutar do som.

                  máquinas para quê ???? sr. natas, não seja gastador.

                  Comment

                  • natas
                    Banned
                    • 19-04-2007
                    • 2724

                    #10
                    Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

                    ...........amanha as 9 horas em Aveiro e podes trazer o avental.. ..sim aquele que te ofreceram no Natal ! tenho aqui um piteu.........1254 discos para tu.....acariciares !

                    Comment


                    • #11
                      Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

                      já estou a ver os dedos a pingar sangue

                      Comment

                      • vinilsuporter

                        #12
                        Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

                        a vida deve ser gozada devagar, nada de pressas. take your time.

                        Comment

                        • natas
                          Banned
                          • 19-04-2007
                          • 2724

                          #13
                          Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

                          vinilsuporter escreveu
                          a vida deve ser gozada devagar, nada de pressas. take your time.
                          especialmente com certas idades...... 1-2

                          Comment

                          • goncas_pt
                            Iniciado
                            • 13-01-2007
                            • 339

                            #14
                            Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

                            Aproveito este tópico para fazer uma pergunta "gonçaliana" - assim definidas as minhas perguntas nas aulas de matemática de 11º ano

                            Quando se fala em "sabão de pH neutro" para lavar discos, a "neutrolidade" é em relação a quê?? à pele ou química?
                            Neutro para a pele é um pH de 5.5 - ligeiramente ácido. Quimicamente é 7.0. Qual deles deve ser usado? Eu suponho que seja o de 7.0 mas... já agora onde podemos adquirir semelhante sabão? Drogarias?

                            DE volta ao assunto do tópico, de facto ouvir vinil dá trabalho... mas também dá muito gozo!!
                            Noutro tópico, que não me recordo, falei das escovinhas vendidas pela Delmax por 5€ e que são o mais próximo que encontrei à dita lixa das caixas de fósforo... recomendada pelo próprio Rui Borges.

                            A Milty dá muito jeito mas de início também lavei à mão alguns discos e sobrevivi O Ilfotol funciona mesmo, resta encontrá-lo. Estes químicos fotográficos começam a escacear. Nas FNAC do Colombo e Chiado esgotaram. Acho que a Kodak e AGFA também têm o equivalente. Resta experimentar.

                            Quanto ao MAT de cortiça, comprei um rolo de cortiça industrial de 2mm. A densidade da cortiça não é a mais primorosa do mercado mas também não se desfaz. A quem já fez estes MAT's como DIY, pergunto se usaram algum tratamento de verniz ou parecido na superfície em contacto com o vinyl.

                            Agora, a pistolinha de iões... também comprei uma coisa dessas e não consigo ver grandes resultados... uma experiência que fiz e que, se isso funcionasse teria resultados imediatos, é quando tiramos um LP novinho da capa, 99% das vezes vêm colados, pela estática, à respectiva capa. Então, se disparássemos a pistola de iões para dentro do saco, o disco deveria separar-se facilmente da capa, correcto? O que acontece é que, ao fim de umas dezenas de "disparos" lá se começa a ver o plástico interno a querer soltar-se, mas mesmo assim precisa sempre de uma ajudinha manual. As dezenas de disparos estão muito além da quantidade falada no manual que ronda a meia dúzia, a 30 cm da/por face do disco. Alguém tem o mesmo feedback?

                            Um abraço

                            Gonçalo
                            Sistema N.1:NUFORCE IA7 V2, NAD C520, Technics SL-2900+Ortofon 520MKII+CAMBRIDGE AUDIO 640P, Technics BC-968, e B&W CM1
                            Sistema N.2: CAMBRIDGE AUDIO ONE+, Project RPM9.1X+SUMIKO BLUE POINT 2 + PURESOUND P10, Wharfdale 10.1

                            Comment

                            • vinilsuporter

                              #15
                              Re: Os acessórios do vinil - lista interminável!

                              caro goncas

                              não comprei a pistolinha pois a licença de porte de arma é muita cara e depois as munições estão pela hora da morte.

                              agora mais a sério: máquina de limpar por ultra-sons funciona, experimentamos e o resultado foi percentualmente muito bom tendo em conta a precaridade dos testes.

                              ilford ilfotol: uso diariamente com excelentes resultados. não é o remédio para todas as maleitas, depende do tipo de contaminação do disco.

                              pistolinhas: nunca experimentei mas nunca me passou pela cabeça que pudesse funcionar.

                              Comment

                              Working...
                              X