View Full Version : Cabos, cabos, cabos... De corrente e afins...
pjorgenunes
06-05-2008, 15:18
É verdade que já muito se discutiu por aqui... Mas encontrei esta leitura que me parece deveras interessante... Acho que vale a pena ler...
http://www.badscience.net/?p=201
E acho que os homens ainda não ouvir falar em tratamentos criogénicos a cabos, CDs e DVDs...
pjorgenunes
06-05-2008, 15:20
Bolas que o link estava dificil... :MrGreen:
Bolas que o link estava dificil... :MrGreen:
:eheheh: Por acaso ja tinha lido e em papel... Esta crónica do badscience é quase como aquele programa da Discovery Mith Busters ou coisa do genero :eheheh:
NO seguimento deste artigo, houve ainda um outro qdo o jornalista se apercebeu que no mesmo Russ Andrews havia cabos que custavam £ 500. Ia-se passando e reiterou o desafio para pagar a quem conseguisse provar que notava as diferenças de forma constante...
O facto é que a Russ Andrews (empresa) foi alvo de uma queixa por publicidade enganosa (relativa aos cabos) e imaginem o desfecho... os "bifes" não brincam em serviço ;D
http://www.asa.org.uk/asa/adjudications/Public/TF_ADJ_44177.htm
pjorgenunes
06-05-2008, 15:44
Alguns dos comentários também são bem interessantes...
pjorgenunes
06-05-2008, 15:51
Esta resposta da RA nesse link está demais...
"...it had not been their intention to imply that the Signature PowerKord would have an affect on measurable distortion levels in Hi-Fi equipment. They explained that the claim was the result of a typographical error, which had not been spotted at proof reading stage. They apologised for the error and said they would take steps to avoid a similar mistake in the future."
:o :hihihi:
Esta resposta da RA nesse link está demais...
"...it had not been their intention to imply that the Signature PowerKord would have an affect on measurable distortion levels in Hi-Fi equipment. They explained that the claim was the result of a typographical error, which had not been spotted at proof reading stage. They apologised for the error and said they would take steps to avoid a similar mistake in the future."
:o :hihihi:
Makes you wonder doesn't it? :huum: :eheheh:
A RA em vez de defender o produto e as suas vantagens, desculpa-se com typos...
Já agora, alguem tem um Anaconda para venda? :eheheh: :eheheh: :eheheh:
pjorgenunes
06-05-2008, 16:10
Acho que assim se safaram de pagar... apenas não inventar muito. Mas olha que eu continuo a receber a revista deles e continuam a "bombar". A ultima era tratamentos criogénicos para tudo e mais um par de botas...
Mas naquele lixaram-se pois colocaram uma melhoria que é fácil demonstrar se existem alterações efectivas: Distorção :eheheh:
Acho o artigo delicioso...
Mas como sempre, gostaria de propor ao jornalista um double blind test:
O Mike Phelps e a Naomi Campbell só de ceroilas... a ver qual pernas ele prefere. 8)
:hihihi: :hihihi: Tu es mau...
:hihihi: :hihihi: Tu es mau...
Não te estejas a rir porque acho o artigo muito pertinente!
Só me faz um pouco de comichão sempre a porcaria dos blind tests... :-X
pjorgenunes
06-05-2008, 16:23
Nem acho que a questão seja blind tests. O homem apenas disse: "Pago para ver", faz isso no poker e se não mostrares vais ver :hihihi:
(...)So I have a challenge: if there is somebody out there, somebody who sells power cables for £30 perhaps, or who works for a hi-fi magazine, and they reckon they can tell the difference, significantly more consistently than would be expected by chance, in a robust, double blind, randomised trial, head to head, of these expensive power leads, up against a normal cheap-o kettle lead which I shall provide, then let them come forward.(...)
pjorgenunes
06-05-2008, 16:39
OK. Mas o artigo e as respostas é bem mais que isso :eheheh:.
Cabos de colunas com direccionalidade... :lalala: :huum: Só se fôr pelo DC... Uiiiiii....
Pois ... blind tests, again :??? :-X
Já que está na moda :eheheh: aproveito para desejar as melhoras ao autor do artigo e poderei recomendar alguém que possa recomendar alguns psiquiatras ... :-P :eheheh:
pjorgenunes
06-05-2008, 17:14
Pois ... blind tests, again :??? :-X
Já que está na moda :eheheh: aproveito para desejar as melhoras ao autor do artigo e poderei recomendar alguém que possa recomendar alguns psiquiatras ... :-P :eheheh:
Olha que tem muito suminho... :lalala:
:eheheh: Eu sei Paulo, mas eu aqui concordo inteiramente com o Pato ... quando ouço falar em blind tests :zzzz:
De resto, continuo convicto que não é pelo facto de não conseguirmos explicar cientificamente "algo" que esse "algo" não existe. Além disso, pelo facto de não conseguirmos provar "algo", não provamos o seu contrário. Este é, aliás, um dos principais erros das metodologias dos blind tests :zzzz: :zzzz: :zzzz: mas fico-me por aqui :-X
pjorgenunes
06-05-2008, 17:29
Concordo com alguns aspectos.
Mas creio que podemos tirar dali que existe muita "religião" à mistura... e toda a gente sabe que quando se tem muita fé se está disposto a dar muito mais... ;)
PS - Se ainda tiver lá a revista levo-te no "eu vi o palco - take 2" para leres os produtos de tratamento criogénico... :-P
:eheheh: Eu sei Paulo, mas eu aqui concordo inteiramente com o Pato ... quando ouço falar em blind tests :zzzz:
De resto, continuo convicto que não é pelo facto de não conseguirmos explicar cientificamente "algo" que esse "algo" não existe. Além disso, pelo facto de não conseguirmos provar "algo", não provamos o seu contrário. Este é, aliás, um dos principais erros das metodologias dos blind tests :zzzz: :zzzz: :zzzz: mas fico-me por aqui :-X
Blind tests?... Porque não?... Musica é sentimento e emoção... Ou sentimos ou não melhorias nas transições que melhor conhecemos, isto é: gravação, conteúdo, musicalidade,envolvência. ;D
Mas creio que podemos tirar dali que existe muita "religião" à mistura... e toda a gente sabe que quando se tem muita fé se está disposto a dar muito mais... ;)
PS - Se ainda tiver lá a revista levo-te no "eu vi o palco - take 2" para leres os produtos de tratamento criogénico... :-P
Claro que existe muita "religião" à mistura :MrGreen: e todas as religiões tem o seu esquema de donativos :eheheh:
Mas não é só nos cabos, pois não ? o:)
PS: Sim, leva a revista dos tratamentos psiquiátricos ... errr ... criogénicos :eheheh:
Blind tests, porque não ? :??? E porque sim ? :-X
pjorgenunes
06-05-2008, 23:43
8) :eheheh:
Resumindo e baralhando, isto para um newbie não é facil... :huum:
Mas uma coisa já percebi: nunca se atinge o "Tal sistema"... haverá sempre algo que promete mais uns pozinhos de pirlimpimpim, e la começa tudo de novo. O que é curioso é que há tempos li neste mesmo forum as maravilhas que uma PS1 fazia como transporte!!! Ainda se lembram disso? :-X
Blind tests: acho que a bom rigor, e para os cepticos, seriam a unica forma (e não necessariamente científica, mas essencialmente sensorial) de provar ou confirmar as vantagens de x sobre y, mas nunca se conseguirá generalizar esse tipo de finding... eu cá por casa tenho no Receiver e no 3930 uns ISOTEK emprestados pelo Luis da Espaço Envolvente. Dir-me-ão: e já testaste? Não... nem comparei e sabem porquê? Porque de certeza quase absoluta que não iria notar diferença, pelo simples facto de não ter, admito, um ouvido "treinado". Agora lá está, se estou a gastar uma pipa de massa (sim, eu sei que este é um conceito relativo), quero acreditar que com este ou aquele tweak conseguirei tirar o melhor proveito do equipamento que tenho.
O meu bom senso diz-me que talvez se note a diferença se falarmos num leitor de CD de 10k Eur ligado a um Amp de 25k Eur e com colunas de 50k Eur... no meu modesto setup tenho algumas reservas que consiga percepcionar, pelo menos para já, qualquer diferença.
O problema é que anda muita gente a afinar o sistema para uma determinada gravação, disco ou tema. Repeat on, repeat on, repeat on ;D. Muda-se para outras gravações e lá se vai a sinergia! Então vamos lá rebuscar um cabo que me deixa ouvir o sax do Coltrane como mel! ::)
S_Antas... leste que a PS1 era bom transporte ou bom leitor de CD? Acho que aquilo nem saída digital tem.
Nunca experimentei, mas cheira-me que isso é mais um mito à la T-Amp do que outra coisa qualquer. Só porque lá tem uns DACs xpto não quer dizer absolutamente nada. Há por aí muito Denver com as mesmas drives que os Meridian e acredita que não tocam a mesma coisa.
vinilsuporter
07-05-2008, 10:20
O meu bom senso diz-me que talvez se note a diferença se falarmos num leitor de CD de 10k Eur ligado a um Amp de 25k Eur e com colunas de 50k Eur... no meu modesto setup tenho algumas reservas que consiga percepcionar, pelo menos para já, qualquer diferença.
pois há muito boa gente que acredita que quanto mais caro melhor. o problema depois coloca-se quando um dia, por azar, se ouve um sistema baratucho a tocar bem e se questiona tudo aquilo em que acreditamos. se calhar depois chegamos à conclusão que um leitor de cds de 300 euros (com uns pozinhos lá dentro) se bate de igual para igual com um de 2000, por exemplo, para não ir mais longe.
ultimamente por força de algumas provocações do amigo "natas" ando a experimentar cabos só por curiosidade e é uma experiência interessante o desfazer de certos mitos e marcas, tendo naturalmente como ponto de referência o meu set-up pois cada um é como qual mas ninguém é como evidentemente.
por isso é OUVIR, COMPARAR e DECIDIR.
Cabos. uns têm fenómenos impressionantes às primeiras audições! :D
Outros de forma mais descreta não revelam tal frequência que os outros faziam tão bem em determinado disco. Juntam-se os dois? três ou quatro? è difícil. :-\
S_Antas... leste que a PS1 era bom transporte ou bom leitor de CD? Acho que aquilo nem saída digital tem.
Nunca experimentei, mas cheira-me que isso é mais um mito à la T-Amp do que outra coisa qualquer. Só porque lá tem uns DACs xpto não quer dizer absolutamente nada. Há por aí muito Denver com as mesmas drives que os Meridian e acredita que não tocam a mesma coisa.
Nem mais! foi um exemplo para ilustrar como se pode "emprenhar pelos ouvidos" :eheheh: