PDA

View Full Version : redutores de ruido RF, sim ou não

Draik
21-07-2008, 17:43
Boas
Agradecia a vossa ajuda em mais um berbicacho.
Comprei uns cabos de corrente para a Box e para o leitor BD da Audioquest, e estes cabos já vem com estes redutores enbutidos, bem mostrei os cabos a um amigo meu que ao ver e como trabalha em electronica deume um caixote cheio deles e com várias medidas, então coloqueios em todos os cabos do sistema, 1 em cada cabo HDMI, 1 em cada cabo de corrente, 1 no cabo de antena, 1 no cabo de subwoofer, 1 no cabo digital optical, resumindo só não coloquei nos cabos de colunas :eheheh:
a minha pergunta é se isto faz algum mal ao sistema, faz bem, ou não aquece nem arrefece?

Vá vá podem bater á vontade ::)

Obrigado

RS
21-07-2008, 17:45
No óptico não aquece nem arrefece ... que é como quem diz não ilumina nem escurece :MrGreen:

Draik
21-07-2008, 17:56
em relação ao optico pode tirar interferencias ou não?
e nos outros cabos???

nmtavares
21-07-2008, 18:18
O sinal Optico não sofre interferências magnéticas, é luz a viajar por um bocado de "vidro", logo não é afectado por campos electricos ou magnéticos.

Draik
21-07-2008, 18:24
Ok
já são 2 para tirar, e em relação aos outros cabos deixo ou tiro? faz mal ou faz bem?
Obrigado pela vossa ajuda!

rneiva
21-07-2008, 19:10
Deixa. Em principio estas bobines eliminam/diminuem a interferência electromagnética. Mas provavelmente ouvirás o mesmo com ou sem elas.

Draik
21-07-2008, 19:58
pois é!
É que alguem já me disse que isso poderia diminuir o som, ou seja passar a escutar o som mais baixo na mesma potencia que antes ouvia mais alto! e dai a minha duvida/pergunta ou se faz mal aos aparelhos ou cabos! apesar de me parecer absurdo não podia ficar com a duvida :-\

rneiva
21-07-2008, 21:12
O quê ? A bobine nunca é um atenuador de volume à frequência de áudio. Pode atenuar a EMI (Interferência electromagnética) mas nunca o volume.

nmtavares
21-07-2008, 22:05
pois é!
É que alguem já me disse que isso poderia diminuir o som, ou seja passar a escutar o som mais baixo na mesma potencia que antes ouvia mais alto! e dai a minha duvida/pergunta ou se faz mal aos aparelhos ou cabos! apesar de me parecer absurdo não podia ficar com a duvida :-\

Para fazer isso que dizes, as bonines têm que actuar como atenuadores de sinal, ou resistências, ou seja "retirar corrente" que passa no fio condutor. Acho eu... :huum:

japm
22-07-2008, 08:08
Boas,
Esses filtros EMI aplicam-se principalmente nestes casos:
a) Em cabos áudio que estejam a ligar componentes cujos andares de amplificação sejam susceptíveis a interferências RF audíveis (normalmente equipamento audiofilo em que o som fica mais granulado sem o filtro);
b) Em cabos digitais/video que tenham má blindagem (tb normalmente cabos +/- exóticos);
c) Em cabos power cujas fontes de alimentação padeçam dos mesmos problemas referidos em a)
Agora, aqui aplica-se claramente o velho ditado: Ver (ouvir) para crer... se não faz diferença, para quê estar lá?
Cumps,
JAPM

espaço envolvente
26-07-2008, 12:53
redutores de ruido são exactamente o que o nome indica... reduzem interferencias...

Muito honestamente em alguns cabos podes aplica-los com resultados mais "visiveis" que em outros... A questão aqui é que normalmente eles realmente retiram algumas impurezas ao sinal (exceptuando o caso do optico :eheheh:) no entanto normalmente tu não ouves essas diferenças... no entanto é menos ruido a entrar por onde não deve!!

A decisão é sempre tua :)

Draik
26-07-2008, 13:02
Boas
Obrigado mais uma vez e se realmente mal não faz e até pode fazer bem apesar de não ser sempre audivel, então deicha estar isto que não gastei € no material :-\