Protecção, instabilidade - corrente

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts
  • Pierre
    Tweaker
    • 12-10-2006
    • 1209

    Protecção, instabilidade - corrente

    Boas.
    Já se falou de certeza deste assunto e peço desculpa se faço repetir.

    Estou numa zona em que existe muita instabilidade de corrente ,ao ponto de haver quebras vísíveis nas lampadas (iluminação). Como sabemos, isto não ajuda nada e retira anos de vida às fontes de alimentação dos equipamentos.

    Minha questão é: qual a melhor maneira de contornar esta preocupação?

    -As réguas de protecção (picos de corrente) são eficazes?

    -As ups protegem e estabilizam ou só acumulam energia? (tenho uma ups avariada no que toca a alimentar quando falta a energia mas será que protege em termos de estabilizar a corrente?)

    -Desligar da tomada ou dijuntor (o mais barato e mais eficaz), não haverá inconveniente algum neste caso, desligar e ligar da tomada?

    Muito obrigado pela vossa disponibilidade.


    A pessoa---»A música---»O espaço---»O sistema áudio
  • M Figueiredo
    Audiófilo
    • 07-02-2007
    • 1956

    #2
    Re: Protecção, instabilidade - corrente



    Boas Pierre.

    A primeira coisa que podes fazer é tentar que te que melhorem a energia eléctrica que recebes em casa.

    Dizes que as lâmpadas acusam as irregularidades da qualidade da energia. Diz-me uma coisa: tens lâmpadas fluorescentes? E elas acendem sempre e mantêm-se acesas? É uma pergunta que pode parecer despropositada, mas ajuda a fazer um prognóstico da situação.

    Se tiveres um multímetro ou souberes de algum amigo que tenha, pede-lhe ou mede tu a tensão numa tomada. Mas só se o souberes fazer. Cuidado.

    Isto porque se o defeito for da rede eléctrica, não deve adiantar muito andares a gastar dinheiro em dispositivos compensadores.

    Se quiseres posso ajudar-te, isto faz parte do meu dia-a-dia.

    Comment

    • Pierre
      Tweaker
      • 12-10-2006
      • 1209

      #3
      Re: Protecção, instabilidade - corrente

      Grato M. Figueiredo.

      De facto as fluorescentes não apagam, agora as incandesc. acusam variações.
      Vi umas tomadas, aqui nos "hermanos" a 15 e 20€ com protecção de picos e com filtro ( anti ruido parasitas)!

      Bem, trata-se de uma questão de consciência se as comprar!... Só para proteger algum pico que possa queimar as fontes.

      No caso de desligar totalmente os aparelhos das tomadas quando não se faz uso e ligá-los não haverá problema, não?
      A pessoa---»A música---»O espaço---»O sistema áudio

      Comment

      • M Figueiredo
        Audiófilo
        • 07-02-2007
        • 1956

        #4
        Re: Protecção, instabilidade - corrente

        Pierre escreveu
        Grato M. Figueiredo.

        De facto as fluorescentes não apagam, agora as incandesc. acusam variações.
        Vi umas tomadas, aqui nos "hermanos" a 15 e 20€ com protecção de picos e com filtro ( anti ruido parasitas)!

        Bem, trata-se de uma questão de consciência se as comprar!... Só para proteger algum pico que possa queimar as fontes.

        No caso de desligar totalmente os aparelhos das tomadas quando não se faz uso e ligá-los não haverá problema, não?
        Se não houver ligação física dos aparelhos à rede electrica, não haverá certamente nenhum problema, mas não sei se percebi bem a dúvida.

        Comment

        • Orpheus
          Pagawa
          • 07-03-2005
          • 4883

          #5
          Re: Protecção, instabilidade - corrente

          Pierre o que te está a ser dito é que se o teu fornecimento de energia é deficiente deves, tens até o dever de o resolver com a entidade que te fornece com a qual tens um contracto pré estipulado o qual tens obrigação de cumprir e o direito que cumpram contigo, a qualidade da energia pode ser medida em muitas variáveis incluindo a estabilidade, deves resolver a causa do problema e não tentar acrescentar mais variáveis à equação. Acho que devias ouvir o M Figueiredo antes de te meteres em despesas que podem muito bem ser desnecessárias, digo eu claro.
          TETRA

          Comment

          • Pierre
            Tweaker
            • 12-10-2006
            • 1209

            #6
            Re: Protecção, instabilidade - corrente

            Ok obrigado.
            É o que vou tentar fazer.
            A pessoa---»A música---»O espaço---»O sistema áudio

            Comment

            Working...
            X