PDA

View Full Version : 12 vinhos para acompanhar a consoada

Sofia
20-12-2012, 19:14
Fonte: Escape
Link: http://escape.sapo.pt/vinhos-gourmet/escolha-escape/natal-12-vinhos-para-acompanhar-consoada-11757944
Reprodução autorizada

A acompanhar a boa mesa natalícia, bem recheada, nada melhor do que alguns dos mais saborosos néctares nacionais. Escape.pt selecionou uma dúzia de vinhos que prometem acentuar os sabores da mesa de consoada! Renda-se a estes sabores nacionais que harmonizam com os pratos da época!

Douro
Quinta do Vallado Sousão 2010
O Quinta do Vallado Sousão 2010 estagiou 20 meses em barricas novas de carvalho francês. As notas balsâmicas de madeira de carvalho, frutos pretos, tabaco e especiarias e o final fresco e longo fazem deste um vinho tinto agradável para conjugar com os densos sabores natalícios.

Três Bagos Sauvignon Blanc
O Três Bagos Sauvignon Blanc 2011 revela-se fresco e dotado de aroma exuberante. O vinho é bastante frutado e equilibrado, possui boa acidez, e apresenta fruta como ananás e melão. Este néctar branco, equilibrado e elegante, tem um final de boca bastante saboroso e é uma boa escolha para acompanhar eventuais mariscos e o típico bacalhau da consoada.

Olho no Pé Pinot Noir Grande Reserva 2008
De monocasta Pinot Noir, este Olho no Pé Pinot Noir Grande Reserva 2008 é um tinto encorpado e furtado que estagiou 22 meses em barrica. Possui grande versatilidade gastronómica que lhe permitem uma boa harmonização com diversos pratos, das entradas às sobremesas natalícias.

Bairrada
Outrora 2009
É a casta Baga que dá corpo a este Outrora, um vinho da região da Bairrada. Originário de vinhas centenárias, estagiou dois anos em carvalho. Revela-se um vinho elegante e equilibrado com nuances florais e sugestões de chocolate negro no aroma. Quanto ao paladar, diversas notas sobressaem combinadas com a acidez e envolvente estrutura. Combina bem com pratos mais densos mas a sua frescura presta-se à versatilidade das harmonias gastronómicas.

Dão
Cabriz Encruzado 2010
O Cabriz Encruzado 2010 é um vinho branco da conhecida Quinta de Cabriz. Da casta Encruzado, uma das mais interessantes castas nacionais, que cresce quase exclusivamente nesta região vinícola, nasce este néctar delicado e equilibrado que liga bem com qualquer mesa de consoada em que não falte o bacalhau.

Península de Setúbal
Quinta da Mimosa 2009
Proveniente da casa Ermelinda Freitas, o Quinta da Mimosa 2009 é um tinto produzido a partir da casta Castelão proveniente de uma vinha com 50 anos. Após estagiar 12 meses em meias pipas de carvalho francês, este néctar tinto revela-se complexo, rico em bons taninos e dotado de fortes aromas de frutos vermelhos, com toque de madeira e baunilha. Um vinho encorpado, com fim de boca persistente, que promete brilhar na mesa de Natal.

Lisboa
Quinta do Gradil Touriga Tannat 2009
O Quinta do Gradil Touriga Tannat 2009 conjuga a Touriga Nacional e a casta francesa Tannat que lhe conferem corpo e estrutura muito próprios. É um tinto onde sobressai a fruta vermelha madura, nomeadamente, no aroma, a ameixa. Madeira, cacau e algumas nuanças florais e de tabaco sentem-se na boca, com final longo e complexo.

Reserva dos Amigos Sauvignon
O Reserva dos Amigos Sauvignon é um vinho branco que liga bem com a mesa de Natal. Límpido, de cor palha descorada ao olhar, apresenta um aroma floral com notas tropicais. No paladar sente-se macio, fresco e dotado de um final longo e apelativo.

Alentejo
Terra d'Alter Telhas Tinto 2009
O Terra d'Alter Telhas Tinto 2009 nasce a partir de 95 por cento de casta Syrah e 5 por cento de casta Viognier, uma conjugação que resulta num vinho perfumado e com exóticos sabores a madeiras e especiarias orientais, que complementa na perfeição as iguarias da ceia de Natal.

Pêra Doce Premium 2010
Este Pêra Doce Premium, colheita de 2010 reúne as castas Syrah, Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet.
O estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês ajuda a conferir uma cor granada, aromas profundos de frutos de bosque com algumas notas de menta, baunilha e chocolate negro. O final é equilibrado e longevo.

Blog 2009
Elaborado a partir das castas Touriga Nacional, Syrah e Alicante Bouschet, o Blog 2009 tem personalidade vincadamente alentejana. As frutas vermelhas sobressaem neste vinho tinto que apresenta também algumas notas florais. O vermelho rubi da cor revela-se na prova no seu aroma intenso mas elegante e fresco, com um final de boca interminável.

Esporão Reserva 2010
O sabor intenso e aroma perfumado do Esporão Reserva 2010 promete brilhar na consoada. Encorpado mas muito aromático suave na boca, este vinho tinto da Herdade do Esporão liga bem com sabores fortes, sobressaindo na mesa de Natal.

luis carrilho
20-12-2012, 23:00
Deixo como dica o meu vinho preferido de Portugal: http://www.bacalhoa.com/pt/vinhos/show/scripts/core.htm?p=vinhos&f=show&lang=pt&idcont=458
O preço "aleija" um bocadinho,mas é uma "pomada" dos :devil::devil:
Se a p*#@ da minha carteira deixasse bebia disto quase todos os dias,mas pra quem tiver a carteira como a minha fica aqui outra dica de um vinho bem mais em conta e tanbem exelente (curiosamente da mesma casa): http://www.bacalhoa.com/pt/vinhos/show/scripts/core.htm?p=vinhos&f=show&lang=pt&idcont=98
Apreciem com moderação.;D

MikeJazz
21-12-2012, 02:30
Gosto do Sousão do Vallado, mas não lhe chamaria "agradável" que dá uma falsa ideia de fácil de beber, redondo.

Não sendo demasiado difícil, é um tinto concentrado de aroma e cor, algo rústico, é que é um companheiro ideal para um cabrito assado.
Nesta quadra vou beber o último que lá tenho...com um cabritinho à moda da casa...e depois digo-vos!

Sofia
21-12-2012, 11:59
Gosto do Sousão do Vallado, mas não lhe chamaria "agradável" que dá uma falsa ideia de fácil de beber, redondo.

Não sendo demasiado difícil, é um tinto concentrado de aroma e cor, algo rústico, é que é um companheiro ideal para um cabrito assado.
Nesta quadra vou beber o último que lá tenho...com um cabritinho à moda da casa...e depois digo-vos!

Não há nada como um bom vinho a acompanhar um excelente prato :)

Piberman
21-12-2012, 12:34
Tinto estou fora. A maria é que gosta.
Não consigo beber "bebidas quentes"

Chegou-me 12 garrafinhas hoje de Monção uma produção caseira de Alvarinho - Vou meter umas 3 ou 4 no frigorifico ;D

Sofia
21-12-2012, 12:40

Chegou-me 12 garrafinhas hoje de Monção uma produção caseira de Alvarinho - Vou meter umas 3 ou 4 no frigorifico ;D

Que maravilha!
Bom proveito :)

Lotp
21-12-2012, 14:33

Se gostas de um branco fresquinho, a minha incondicional recomendação para um belo peixinho grelhado vai para este:

http://enofiloprincipiante.blogspot.pt/2011/01/pedra-cancela.html

Sempre que vou aqui a determinado restaurante comer um rodovalho, mamo uma dessas sozinho. E choro por mais...

Sofia
21-12-2012, 14:38
Se gostas de um branco fresquinho, a minha incondicional recomendação para um belo peixinho grelhado vai para este:

http://enofiloprincipiante.blogspot.pt/2011/01/pedra-cancela.html

Sempre que vou aqui a determinado restaurante comer um rodovalho, mamo uma dessas sozinho. E choro por mais...

Outra excelente sugestão :)
Estava aqui a pensar para com os meus botões: vocês até podiam acrescentar os vossos conhecimentos sobre vinhos a esta rubrica ;D

jcborges
22-12-2012, 18:15
Outra excelente sugestão :)
Estava aqui a pensar para com os meus botões: vocês até podiam acrescentar os vossos conhecimentos sobre vinhos a esta rubrica ;D

Eu até diria mais... podia haver um sub-fórum de vinhos dentro da "Gastronomia" para cada um colocar notas de prova dos vinhos que vai bebendo. O que acham?

jcborges
22-12-2012, 18:22

Do Vallado gosto mesmo é do Field Blend... é um daqueles vinhos que mostra bem o equilíbrio entre elegância e carácter que marca um Douro genuíno. Tenho um 2007 aqui guardado para abrir no almoço de dia 25 :good:

MikeJazz
22-12-2012, 19:01
Do Vallado gosto mesmo é do Field Blend... é um daqueles vinhos que mostra bem o equilíbrio entre elegância e carácter que marca um Douro genuíno. Tenho um 2007 aqui guardado para abrir no almoço de dia 25 :good:

Vou investigar, esse não conheço.

Sofia
22-12-2012, 19:02
Eu até diria mais... podia haver um sub-fórum de vinhos dentro da "Gastronomia" para cada um colocar notas de prova dos vinhos que vai bebendo. O que acham?

Excelente sugestão, já deixada à consideração da nossa administração. Por mim é uma ideia que tem pernas para andar, não acham?