PDA

View Full Version : Mousse de chocolate

Sofia
07-06-2013, 13:40
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/226603_4903360782754_1683709790_n.jpg

Ingredientes:

200 grs de chocolate (70% cacau)
6 ovos
200 grs de açúcar
1 colher de sopa de manteiga

Preparação:

Partir o chocolate em quadradinhos.
Colocar uma colher de sopa de manteiga numa panela pequena e juntar o chocolate. Mexer, em lume brando, até ficar em creme. Reservar.
Separar as gemas das claras. Bater estas últimas em castelo.
Juntar as gemas ao chocolate. Vai novamente ao lume, mexendo sempre durante alguns minutos.
Juntar 200 grs de açúcar às claras batidas em castelo. Bater de novo.
Juntar a este preparado o chocolate, envolvendo lentamente.
Colocar numa taça e reservar no frigorífico.

Sugestão: Podem (e devem!) laminar alguns quadrados de chocolate (4 serão suficientes), espalhando-os por cima do preparado final.

sevencom
07-06-2013, 14:25
Sugestão: Podem (e devem!) laminar alguns quadrados de chocolate (4 serão suficientes), espalhando-os por cima do preparado final.

Pessoalmente prefiro nozes ao chocolate laminado.:drool:

Sofia
07-06-2013, 14:30
Pessoalmente prefiro nozes ao chocolate laminado.:drool:

É outra sugestão mais que válida :)

tfonseca
07-06-2013, 15:58
Penso que a minha mãe faz desta maneira, cá em casa faz-se diferente.

Chocolate é derretido em banho maria juntamente com a manteiga. E as gemas não são cozidas. Fica muito diferente, inclusivamente o sabor (do mesmo) chocolate é diferente com a mudança de procedimento.

enxuto
07-06-2013, 19:51
Uma vez fiz uma.

A cozinha ficou em estado de sítio.

Sofia
07-06-2013, 20:27
Uma vez fiz uma.

A cozinha ficou em estado de sítio.

Digna de uma fotografia, aposto ;)

MikeF
07-06-2013, 20:40
Não está má, a receita, mas faltam alguns pormenores essenciais...

como disse o Tiago, o chocolate deve ser derretido em banho maria com a manteiga. Derreter directamente não pode dar bom resultado, vai cozer.

outro pormenor essencial, é que NUNCA se juntam as gemas ao chocolate derretido - porque cozem! Tem de ser sempre o contrário, deitar o chocolate derretido lentamente nas gemas, mexendo sempre. E não levo a cozer de novo.
Eu não bato o açucar com as claras (em merengue...), nunca levantam tanto. Bater uma pitada de açucar (ou sal, tem maior poder osmótico) ajuda a levantar claras, mas só uma pitada. Bato o açucar com as gemas.
Outro pormenor: incorporar as claras não é muito fácil, nem coisa que se faça de qualquer maneira. Deve incorporar-se 1/3 das claras batendo vigorosamente com uma vara de arames para a mistura ficar leve, e depois incorporar o resto das claras de maneira mais suave. Como para um soufflé...

Eu misturo às gemas com o chocolate para aromatizar um café curto, com uma boa colher whisky e uma gota de baunilha.

Sofia
07-06-2013, 20:56
Algumas anotações:

- Derreter o chocolate em banho-maria com a manteiga é outra opção, igualmente válida. Eu não recorro ao banho-maria pois estou sempre a mexer o chocolate com a manteiga, em lume brando. Quando obtenho a consistência de creme, retiro para o lado. Logo, nunca corro o risco de ter o preparado agarrado ao fundo da panelinha, por exemplo.

- As gemas nunca cozem mas devem aquecer o suficiente para não corrermos o risco de algum incidente relacionado com salmonelas. Em lume brando, até as gemas se fundirem com o chocolate.

- Eu apenas bato as gemas com o açúcar quando faço um bolo...

Mas quando voltar a fazer uma mousse, vou variar no procedimento para ver como fica (excepto na questão das gemas - essas levo-as sempre ao lume) :)

MikeF
07-06-2013, 22:11
- As gemas nunca cozem mas devem aquecer o suficiente para não corrermos o risco de algum incidente relacionado com salmonelas.

Sofia,
a pensar assim também terias de levar as claras a aquecer... ainda são mais perigosas que as gemas, estão mais perto da casca...

Experimenta, e vais ver que me dás razão...

tfonseca
07-06-2013, 22:32
A Sofia que gosta de alta cozinha saberá que até em banho maria o chocolate pode "queimar". Claro que estamos a falar de um pequeno pormenor, mas se usar um bom chocolate não o quero estragar.

enxuto
07-06-2013, 23:08
Agora o mais importante... fica líquida ou uma colher aguenta-se em pé? isso conta muito.

MikeF
08-06-2013, 10:13
Uma colher aguenta-se e bem. Quando se serve não escorre, e fica esponjosa (mousse... não creme, como algumas).

PS: se souberem misturar bem as claras... se baterem demais e à toa, claro que não vai ficar como deve...

Sofia
08-06-2013, 18:43
Sofia,
a pensar assim também terias de levar as claras a aquecer... ainda são mais perigosas que as gemas, estão mais perto da casca...

Experimenta, e vais ver que me dás razão...

Claro que sim, irei experimentar :)

A Sofia que gosta de alta cozinha saberá que até em banho maria o chocolate pode "queimar". Claro que estamos a falar de um pequeno pormenor, mas se usar um bom chocolate não o quero estragar.

Concerteza e é por isso que estou sempre por perto, não vá haver algum incidente :)

tfonseca
08-06-2013, 19:24
Concerteza e é por isso que estou sempre por perto, não vá haver algum incidente :)

Com um termómetro? ;D

MikeF
09-06-2013, 12:02
Com um termómetro? ;D

Olha que por acaso até uso um termómetro na cozinha... pros pontos de açucar. Sem isso não acerto nos pasteis de feijão.

Sofia
09-06-2013, 12:15
Olha que por acaso até uso um termómetro na cozinha... pros pontos de açucar. Sem isso não acerto nos pasteis de feijão.

Pastéis de feijão, que bom! :D