PDA

View Full Version : Sopa Cremosa de Favas com Frango

MikeJazz
07-06-2013, 15:09
Partilho convosco uma receita que me saiu bem.

Esta semana houve frango caseiro da tia, e favas.
Assim sendo, aproveitou-se tudo e do frango se fez um caril e da carcaça se fez um maravilhoso caldo que deu origem a este creme!
Bom apetite!

Ingredientes
Favas descascadas
Frango (carcaça)
Cenoura
Cebola
Coentros
Alho
Pimenta
Cravinho
Canela (casca de cassia)
Rosmaninho
Tomilho
Sal

Preparação

Prepara-se um caldo de carne, aproveitando a carcaça de um franco com as suas cartilagens, cortada em pedaços.
Inicie a preparação do caldo aquecendo bem uma panela com 3 colheres de sopa de azeite.
Quando o azeite estiver bem quente coloque os pedaços de frango e deixe marcar bem, alourar bem cada pedaço.
De seguida retire o frango e deglaze com um pouco de água (pode usar banha ou manteiga para um sabor mais rico).
O caldo aromatiza-se com legumes bem picados (cenoura, cebola), especiarias (cravinhos, pimenta, pau de canela) e ervas aromáticas (rosmaninho,
Enche a panela de água, levante fervura e deixe reduzir a metade em lume brando. Filtre o caldo num passador, reservando tudo: o líquido, os sólidos, e o frango.

Coza as favas descascadas em água abundante temperada com sal. Reserve.

Prepare o creme de favas:
Retire a carne às peças de frango.
Na panela, junte o caldo e os legumes. Corrija o tempero (adicione sal e pimenta se necessário). Aqueça e passe com a varinha mágica, na velocidade máxima. Procure obter uma boa emulsão e com textura bem aveludada, o que é proporcionado pelo colagenio do frango.
Após ferver, sirva e complete a sopa com os “farrapos” de carne do franco e com umas folhas de coentros.

solrac611
08-06-2013, 15:52
Caro Mike, eu que também gosto de cozinhar, mas infelizmente tenho pouco tempo para, gostava de ver umas fotos deste prato :)
Não ficou nenhuma guardada no iPad para partilhar? ;D

MikeJazz
09-06-2013, 15:21
Caro Mike, eu que também gosto de cozinhar, mas infelizmente tenho pouco tempo para, gostava de ver umas fotos deste prato :)
Não ficou nenhuma guardada no iPad para partilhar? ;D

Desta vez não ficou nada, caro Solrac! Tal era a fome, e desapareceu num ápice!

Mas ficou muito parecida com esta em cor...ficou linda!

http://osmeusdocesesalgados.blogspot.pt/2012/06/creme-de-favas.html

Se fizeres com as cascas fica um pouco mais escuro...

Esta ideia dos cubos de pão torrado também me parece muito bem...ou um bacon torrado por cima...

Bom apetite!

solrac611
10-06-2013, 17:08
Vou ver se arranjo um tempo um domingo destes... ;D Obrigado!