Fórum Hifi - Uma Aventura. Obrigado a todos.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts
  • Skywatcher
    Administrador
    • 04-03-2005
    • 6875

    Fórum Hifi - Uma Aventura. Obrigado a todos.

    Olá a todos,

    O post de hoje é bastante diferente de todos os que já escrevi aqui no fórum e por isso corre o risco de ser um bocadinho mais longo, mas creio que se justifica.

    Ao longo dos últimos meses a administração do fórum tem estado a considerar a direcção e o futuro do fórum, como sempre foi fazendo. A coisa que entretanto mudou ao longo deste último ano foi o tempo que temos disponível para gerir o fórum. Os utilizadores do Fórum HiFi que também sejam administradores noutros sítios, melhor do que ninguém percebem que a parte de manter o software a funcionar sem problemas é cerca de 10% do tempo, o resto é que dá o verdadeiro trabalho. E toma tempo, muito.

    Durante este último ano tivemos alterações de funções profissionais, mudanças de emprego e mesmo mudanças de país dentro da equipa de administração. Todos temos responsabilidades acrescidas agora nas nossas vidas offline e menos tempo do que desejaríamos para as nossas famílias. O esforço de manter o fórum além de ser cada vez maior, cada vez menos conseguia garantir a qualidade que sempre quisemos fosse o factor diferenciador do Fórum HiFi.

    Tínhamos a opção de passar o fórum de mãos, mas os que nos garantiam a continuidade do projecto pela sua experiência no fórum e compatibilidade de visão com a nossa, sofrem eles igualmente de falta de disponibilidade para arcar com isto.

    Fomos tendo ofertas de aquisição por parte de várias entidades, podíamos vender o fórum, mas isso ia diametralmente contra aquela que sempre foi a nossa política de total independência de todos os operadores do mercado. Como sabem, o Fórum sempre pagou todas as suas despesas do bolso da administração porque não aceitamos publicidade. Fomos abordados muitas vezes para o envio das nossas tabelas de publicidade mas nunca criámos nenhuma. A razão é simples, sempre quisemos que tanto utilizadores, como moderadores ou administradores pudessem falar à vontade sobre qualquer equipamento de qualquer fabricante sem sentirem qualquer tipo de condicionalismo. E se calhar mais importante que a opinião negativa quando ela se justifica, é o poder dar uma opinião positiva quando realmente se gosta de algo, sem que passe a impressão de que se fala bem porque é um anunciante.
    Se o fórum fosse comprado por uma entidade comercial, ligada ou não a operadores do mercado, esta total independência poderia ficar comprometida e não mais seria o Fórum HiFi.

    Da mesma forma não faria qualquer sentido simplesmente fechar o fórum. A riqueza de conteúdo que se pode encontrar nas discussões do fórum será sem dúvida a maior de qualquer fórum da área no nosso país. A quantidade de gente que chega ao fórum todos os dias através de pesquisas em motores de busca confirma a excelente fonte de informação que é o Fórum HiFi.

    Assim, o Fórum HiFi continuará online para que todo este saber não se perca. No entanto, a partir do dia 2 de Julho às 0h00 não aceitará novos posts e passará a ser um website estático, apenas de leitura.

    Isto sucede ao fim de um projecto que dura 9 anos e quase meio. Que quando começou, com o iPato, o Orpheus e eu tínhamos sérias dúvidas de se a coisa ia resultar. Todos nos diziam que não, que não havia público em Portugal suficiente para um fórum especificamente sobre HiFi, que a ideia de convidar os importadores e lojistas a participar no fórum era completamente parva e que éramos uns vendidos por o fazer. No entanto achávamos que o enorme know-how dos representantes das marcas estava a ser completamente desperdiçado ao barrá-los de participar livremente nos fóruns.

    A desconfiança inicial da maioria dos operadores sobre estes miúdos totalmente desconhecidos da praça era mais do que justificada, mas ao fim de umas semanas já tínhamos alguns connosco e a partir daí mais e mais acreditaram que tínhamos razão de existir e capacidade para fazer algo diferente.

    O sentimento é o de missão mais do que cumprida.

    Criámos aquele que foi o primeiro espaço de discussão de massas sobre hi-fi em Portugal, com a participação de todos os que nele quisessem entrar, fossem amadores ou profissionais. Um espaço que deu origem ao aparecimento de outros pois mostrou que a comunidade existente em Portugal afinal justificava os seus próprios espaços de discussão. Um espaço que hoje, tem cerca 300 a 350 pessoas online em média, por hora (excluindo spammers e bots).

    Pusemos vendedores e compradores em contacto. Fizemos os vendedores mais informados sobre as vantagens que as compras online no estrangeiro traziam, uma realidade que muitos procuravam ignorar e em relação à qual agora oferecem alternativas. E fizemos muitos compradores ficar conscientes das vantagens da compra local, do aconselhamento, da audição antes de comprar e do sentimento de comunidade com outros clientes e vendedores que uma compra on-line não proporciona.

    Abanámos o Status Quo, quer com os eventos que organizámos quer com aqueles em que depois colaborámos. Eventos que devolveram uma dignidade perdida às mostras de áudio. Voltámos aos grandes hotéis, às condições certas para um evento audiófilo. Tornámos a comunidade audiófila exigente uma vez mais, subindo assim o nível dos eventos em Portugal.

    Ao olhar para trás, para estes um pouco mais de 9 anos, cai-nos um sorriso no rosto, vemos uma nova geração que discute audiofilia e que sabe onde a encontrar em Portugal. As lojas queixavam-se de que não tinham clientes novos (em idade) e não sabiam como os atrair. Agora há gente nova a ir às lojas de hi-fi aos fins de semana. Ficou-me na memória o comentário que ouvi no primeiro evento no hotel Villa Rica de um expositor: “Há gente nova. Eu acabei de ver casais de jovens a passear de mão dada num evento de áudio.”

    Quanto mais não seja, por isso, vamos satisfeitos.

    Obrigado a todos, por terem acreditado em nós e nos terem dado a confiança de participar neste projecto. Sem a adesão dos utilizadores nada teria sido possível.

    Passamos agora o testemunho a quem o queira levar, seja num dos projectos já existentes, seja em novos que surjam. Nós andaremos por aí, na medida do possível, no meio de todos os nossos amigos feitos ao longo desta caminhada.

    Obrigado a todos, e até já!
    "If you haven't heard it, you don't have an opinion." ~ Ivor Tiefenbrun, founder of Linn
    "If it sounds good and feels good, then it is good!" ~ Duke Ellington

    How to Post in the Forum
  • iPato
    Administrador
    • 06-03-2005
    • 4520

    #2
    Re: Fórum Hifi - Uma Aventura. Obrigado a todos.

    Caro Vlad,

    Um grande abraço para ti! Lembro-me perfeitamente de há algum tempo alguém dizer que este forum era o iPato. Sem falsas modéstias, sei o que fiz pelo forum, as horas que lhe dediquei, a carga de nervos e as alegrias que tive. E sei que sim, dei muito a este forum.

    Mas não ficava bem comigo mesmo, se publicamente, não tentasse inverter esta tendência, ainda que no fim.

    Se houve pessoa insubstituível neste espaço, foste tu. O homem dos botões.

    Agradeço-te sinceramente a paciência que tiveste para me aturar, a classe com que me recusavas ideias , a forma como geriste egos e principalmente aquele apoio, aquela solidariedade institucional que demonstraste sempre que foi necessário.

    Ninguém imagina o trabalho que tiveste, mas eu sei e tens o meu reconhecimento e ENORME respeito.

    Novamente, um grande abraço para ti, obrigado por tudo e... sabias que a Kawasaki não tem nenhum forum digno desse nome em PT?

    Tivoli Model One

    Comment

    • Sofia
      Moderador Global
      • 18-06-2012
      • 1147

      #3
      Re: Fórum Hifi - Uma Aventura. Obrigado a todos.

      Impera uma sensação de profunda tristeza...mas compreendo os motivos enumerados.
      Contudo, e como irei dizer noutro tópico, não vou desistir desta casa que tão bem me acolheu.

      Comment

      Working...
      X