Página 1 de 3 123 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 a 15 de 42

Tópico: Gira Discos - LP's How To's

Tweaker
    Data de Registo
    16-11-2005

Default Gira Discos - LP's How To's

Como efectuar certas e determinadas coisas no gira discos? eu também não sei .
    Este tópico pretende incentivar a partilha de know -how do ppl em afinar coisas e etc.. criem outros tb

Limpar LP's.

Bom para quem não tem aquelas máquinas XPTO, ou não se pretende dar ao trabalho, eis como eu costumo tratar as minhas bolachas:

- para limpeza casual uso duas escovas. Uma escova de pelos de carbono própria para Vinil, que me tira alguma sujidade, e dá cabo da estática. É sempre bom. Para além desta escova uso também um pincel de pintor bem largo (vulgo pincha), com a largura do raio do disco de vinil, para limpar em mais profundidade. Este pincel compra-se em qualquer loja com productos para pintores, tem uns pelos mais fortes que os de carbono, mas não riscam nem são agressivos no vinil.

- para uma limpeza sem ser a seco, fiz uma solução de álcool isopropilico (ou isopropanol) e água destilada (cerca de 30% de alcool e 70% água destilada). Molha-se o paninho (no meu caso um pano de flanela, até arranjar algo mais apropriado) e é limpar os discos sobre uma superficie lisa. Costumo por um pano de cozinha em cima de uma mesa e sobre este o disco. É passar o pano e andar à volta à volta, e ver o disco a ficar sem qualquer manha de gordura/sujidade. No fim passo com o pano seco sobre o disco. Ficam mesmo a brilhar como novos e sem estática nenhuma .

Limpeza da agulha

Mais uma vez recorri a um pincel de pintor, desta vez daqueles bem fininhos e carotes (pelo de marta - tadinhas ). quando noto que a agulha já me tá arrastar algum pó sobre o disco, passo o dito pincel suavemente pela agulha para lhe tirar vestigios que tenha. De vez em quando também molho o pincel na dita solução alcool isopropilico/adua destilada antes de limpar a agulha.

Muitas vezes basta soprar para a agulha que o cotão vai-se logo todo. Simples, rápido e eficaz.

Arrumar os LP's

Estes nunca devem estar uns em cima dos outros pois deformam-se e empanam. Devem estar ao alto (vulgo horizontal) sem estarem muito apertadinhos e também não convém tombarem para um lado ou para outro, pois empanam-se com o seu próprio peso também.

Desempenar LP's
    Um clamp pode ajudar, eu uso um da Michell, que levanta o disco junto ao eixo e depois o prensa na periferia da etiqueta contra o prato, fazendo-o ficar mais plano

Alinhar as cabeças do gira discos:

- Quando a cabeça do braço (headshell) é amovível usa-se um espelho pequeno para confirmar que, depois de instalada, está paralela em relação ao prato.

- Depois é necessário ajustar a posição da célula no braço por forma a que ela fique perfeitamente alinhada (paraela) em relação a duas tangentes às espiras do disco em 2 pontos específicos. Para isso usa-se uma coisa destas

- alignment protractor

Calibrar o braço:

Versão "hard-core":
    O braço calibrava pondo o peso de forma ao braço (com a célula) ficar equilibrado no ar, de seguida punha a marcação a 0 (zero). O peso a aplicar posterioremente depende da recomedação da célula.

Versão Croma:
    Para marcar o peso adequado à cabeça (tracking force), e que vem indicado pelo fabricante, eu comprei este acessório da Shure
    que permite marcar com grande precisão, e sem ser a olho, o peso necessário.

Depois é ainda necessário ajustar o anti-skating, ou força centrífuga, por forma a que o braço não seja "puxado" para o centro do gira-discos. Alguns braços usam um fio de nylon com uns pesos na ponta. Em regra geral, e para começar, deve-se marcar uma força (em gr) idêntica ao peso (tracking force) que se definiu para a cabeça.

Outros afinanços/cuidados a ter:

Cuidados com o elevar e baixar o braço, sempre com alavanca e nunca à mão...

Os gira-discos são supersensíveis e não devem estar ligados a nada que vibre e beneficiam grandemente de um muito bom isolamento, o mais afastado de colunas, transformadores, motores, etc...
    Aqui sim acho que spikes, racks e afins são indispensáveis, assim como a suspensão do mesmo estar em boas condições e destravada. Verificar tb se tem fluido e em boas condições.

Verificar tb apertos e folgas do braço.

O gira-discos deverá estar perfeitamente horizontal e isolado de vibrações. Há quem use umas prateleiras que se fixam na parede, em vez de colocar o gira-discos num rack. Eu comprei umas meias bolas de sorbotano

um material com uma grande capacidade para absorver vibrações, e que coloquei sob a prateleira do topo do rack onde tenho o gira-discos.

Peso
    usar uma balança, da shure, da ortofon ou outra; mas o peso varia um bocado com a altura do ano, e depois deve ser ajustado, dentro de certos limites, a ouvido.
    a força centrifuga, é questão de ver o que diz o manual da agulha, pode ser uma percentagem do peso, tipo 80%; tb é questão de ver o balanço se está centrado ou não, mas isso tb pode variar ligeiramente se estão no princípio ou no fim do disco (a não ser que tenham um braço tangencial)

Ajuste do VTA
    VTA - vertical tracking angle, o angulo em que a agulha ataca o disco. é função do peso, mas sobretudo da altura do pilar do braço. geralmente deve ser ajustado de modo a que o braço, com a agulha a tocar, fique paralelo ao disco. eu ajustava primeiro o peso (tracking weight) pelo recomendado para a agulha, depois pousava-a no prato, e ajustava a altura do pilar.

o meu giradiscos até permite ajustes do VTA a tocar, e dá jeito fazer isso de ouvido, com o VTA certo os agudos ganham mais extensão (se a agulha não estiver no angulo certo vai perder as frequencias mais agudas, que são mais pequenas e exigem que a linha de contacto seja bem perpendicular ao sulco).
    algumm vinyl (180g) exige VTAs ligeiramente diferentes do normal, por isso quem gosta muito de prensagens em 180g, mais grossas, pode querer afinar o VTA para elas.

níveis de bolha de ar há no aki, e em qualquer casa de construção civil... em lojas chinesas tb

Vão pondo cenas que se lembrem para se ir actualizando a thread.......................

Pq nãop está presa esta thread?? Sempre q tenho duvidas de gira discos tenho q andar à procura disto..
    Tivoli-Audio One + Project 1Expression + Marantz CD-72SE MKI + Cambridge Audio 540 P + Rega Cursa + Rega Maia  + Rega EL8 + PowerBook Pro + Airport Express

Pato
    Ex-Membro

Default Re: Gira Discos - LP's How To's

Uma coisa que me ainda a partir a cabeça: redução das vibrações. Tenho o gira discos no DTV36 e noto que o motor passa alguma vibração para a prateleira, deficiência dos pés do gira discos i think. Queria arranjar uma base de madeira para lhe colocar uns cones e assim evitar essas vibrações mas não arranjo em lado nenhum. O Kraal ficou de me oferecer uma...

Audiófilo Avatar de miguelbarroso
    Data de Registo
    07-03-2005

Pato, experimenta bolas de Squash cortadas ao meio... só tens de decidir se as queres mais duras ou moles...

M.

Pato
    Ex-Membro

Tks... mas preciso de uma base na mesma... :'(

truto
    Ex-Membro

Pois, eu ia propor uma solução de desenrasque parecida com a das bolas de squash, que é usar daqueles pinos adesivos de silicone da tesa-moll. Deve ser o suficiente para retirar as vibrações, e como são pequenos e transparentes, nem se ficam a ver

Pato
    Ex-Membro

O gira discos já tem uns pés de borracha supostamente xpto. O que eu preciso é de reduzir a área de contacto com a prateleira do DTV, e os cones que tenho são o ideal.

Falp
    Ex-Membro

Citar gorogoro escreveu

Calibrar o braço:

Estes fica a dúvida, se alguem souber responder agradecia .

Gorogoro,

Vou tentar fazer o melhor de mémória e simples, (não afino um giradiscos há uns 10 anos).
    Alinhamento, a cabeça deve ser alinhada paralelamente á face externa do disco, penso que haviam réguas para ajudar.
    Na altura fazia-o a olho...

O braço calibrava pondo o peso de forma ao braço (com a célula) ficar equilibrado no ar, de seguida punha a marcação a 0 (zero). O peso a aplicar posterioremente depende da recomedação da célula.

Força centrífuga, não me lembra se havia alguma afinação/compensação...*

Velocidade, é caso a caso, eu tinha um com uma pequena luz estroboscópica que compensava a frequência da corrente, afinava-se até os riscos frente à luz estarem parados à vista.

Cuidados tinha muitos com o elevar e baixar o braço, sempre com alavanca e nunca à mão...

Para mim os gira-discos são supersensíveis e não devem estar ligados a nada que vibre e beneficiam grandemente de um muito bom isolamento, o mais afastado de colunas, transformadores, motores, etc...
    Aqui sim acho que spikes, racks e afins são indispensáveis, assim como a suspensão do mesmo estar em boas condições e destravada. Verificar tb se tem fluido e em boas condições.

Verificar tb apertos e folgas do braço.

Enfim, era um ritual de ouvir música só por si...

Iniciado Avatar de highlander
    Data de Registo
    18-03-2005

Citar gorogoro escreveu

Quando a cabeça do braço (headshell) é amovível usa-se um espelho pequeno para confirmar que, depois de instalada, está paralela em relação ao prato.

Depois é necessário ajustar a posição da célula no braço por forma a que ela fique perfeitamente alinhada (paraela) em relação a duas tangentes às espiras do disco em 2 pontos específicos. Para isso usa-se uma coisa destas

Citar gorogoro escreveu
    Calibrar o braço:
    Para marcar o peso adequado à cabeça (tracking force), e que vem indicado pelo fabricante, eu comprei este acessório da Shure
    que permite marcar com grande precisão, e sem ser a olho, o peso necessário.

Depois é ainda necessário ajustar o anti-skating, ou força centrífuga, por forma a que o braço não seja "puxado" para o centro do gira-discos. Alguns braços usam um fio de nylon com uns pesos na ponta. Em regra geral, e para começar, deve-se marcar uma força (em gr) idêntica ao peso (tracking force) que se definiu para a cabeça.

Citar gorogoro escreveu

O gira-discos deverá estar perfeitamente horizontal e isolado de vibrações. Há quem use umas prateleiras que se fixam na parede, em vez de colocar o gira-discos num rack. Eu comprei umas meias bolas de sorbotano

um material com uma grande capacidade para absorver vibrações, e que coloquei sob a prateleira do topo do rack onde tenho o gira-discos.

Falp
    Ex-Membro

Afinal àparte do olhómetro ainda me lembrava de umas coisas... agora da centrfuga estava mesmo esquecido...* :'(

Como é simples ouvir um CD...*

Tweaker
    Data de Registo
    16-11-2005

Citar Falp escreveu
    Afinal àparte do olhómetro ainda me lembrava de umas coisas... agora da centrfuga estava mesmo esquecido...* :'(

Como é simples ouvir um CD...*

Bah! ouvir CD's nao tem piada nenhuma! É giro é pegares num disco gigante, e meteres num prato
    Tivoli-Audio One + Project 1Expression + Marantz CD-72SE MKI + Cambridge Audio 540 P + Rega Cursa + Rega Maia  + Rega EL8 + PowerBook Pro + Airport Express

Loja Avatar de rneiva
    Data de Registo
    01-11-2005

Relativamante a dois dos topicos na calibração. Normalmente quando se compra uma cabeça (pelo menos em ambas Shure que eu tenho), vêm as instruções que indicam a forma de calibrar, o peso para superficies secas e humidas assim como ajudas ao alinhamento que passam por trazer um pequeno espelho, etc.

Há outras alternativas que funcionam muito bem e saõ muito eficazes.

1. força sobre o disco - a Shure vende uma "balança" que permite calibrar o peso sobre o disco. É a Precision Stylus Force Gauge SFG-2. Funciona bem.
    2. alinhamento da agulha - está o Protractor DBP-10 da D B Systems.

Eu tenho ambos e dão bastante jeito já que alguns fabricantes de cabeças não põem as ajudas dentro da caixa.

espero ter ajudado.
    Thorens TD-147, Denon 3930, Nakamichi 680ZX, Behringer DEQ2496, Kenwood KTF-3010, Audiolab 8000S, Vincent 331, Sonus Faber Central Home, Martin Logan Sequel II, Rotel RQ-970BX

Tweaker Avatar de Xavier
    Data de Registo
    08-03-2005

Que cabeça (SHURE) é que tens?
    Xavier

Sistema: CLASSÉ SSP-800; CLASSÉ CA3200 (F+C); TAG 100x5R (S) - Colunas: B&W 802D (F) + B&W HTM4 Diamond (C) + TAG Calliope (S) + REL STRATA V Fontes: Oppo BDP-83 NE - Imagem: Panasonic PT-AE3000; Tela BEAMAX (moldura)
    Media Center: MacBook + DAC Magic + iPAD

Loja Avatar de rneiva
    Data de Registo
    01-11-2005

95HE e 97HE
    Thorens TD-147, Denon 3930, Nakamichi 680ZX, Behringer DEQ2496, Kenwood KTF-3010, Audiolab 8000S, Vincent 331, Sonus Faber Central Home, Martin Logan Sequel II, Rotel RQ-970BX

Tweaker
    Data de Registo
    07-03-2005

Citar Pato escreveu
    O Kraal ficou de me oferecer uma...
    Fiquei?!!!!!!
    Sala:Tag AV32R bp192 5.1; Bryston 9BSST; Marantz CD80; Denon 2200; TV Panasonic; B&W 805; B&W HTM2; B&W CM2; REL Strata III
    Escritório:Tag 60i; Marantz CD85; Denon TU1500RD; B&W CM2

Tweaker Avatar de Xavier
    Data de Registo
    08-03-2005

Ja ouviste alguma coisa sobre a M92E?
    Xavier

Sistema: CLASSÉ SSP-800; CLASSÉ CA3200 (F+C); TAG 100x5R (S) - Colunas: B&W 802D (F) + B&W HTM4 Diamond (C) + TAG Calliope (S) + REL STRATA V Fontes: Oppo BDP-83 NE - Imagem: Panasonic PT-AE3000; Tela BEAMAX (moldura)
    Media Center: MacBook + DAC Magic + iPAD

Bookmarks

Regras de Mensagens

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode incluir anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •