Bolo de coco Paleo (Sem cereais, acucar, glutem, etc)

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts
  • neo2009
    Guru
    • 14-10-2009
    • 3400

    Bolo de coco Paleo (Sem cereais, acucar, glutem, etc)

    Além do cinema e leitura, sou fanático por desporto e consequentemente, por nutrição.
    Como tal, tenho uma abordagem à alimentação radicalmente diferente de 95% da população ...

    Hoje experimentei um bolo Paleo, na prática não leva cereais, acucar, glutem, etc.

    A receita :

    - 2 chavenas, +/- 150gr de coco ralado;
    - 3/4 lata de leite de coco (sem acucar, 400gr)
    - 4 bananas MUITO maduras
    - 4 ovos
    - 1/2 colher de chá de sal integral
    - 1 colher de fermento
    - um pequeno pedaço de gengibre
    - canela qb

    Tudo batido e forno por 45m

    O recheio tem 1/4 de leite de coco e 50gr de chocolate preto (74%)

    E as imagens :






    E agora vou come-lo :-D
  • tcouto
    Iniciado
    • 16-02-2010
    • 111

    #2
    Re: Bolo de coco Paleo (Sem cereais, acucar, glutem, etc)

    Bom apetite neo

    Com essa receita pretendes que seja uma sobremesa saudavel. ou fonte de algum nutriente em particular?

    Comment

    • neo2009
      Guru
      • 14-10-2009
      • 3400

      #3
      Re: Bolo de coco Paleo (Sem cereais, acucar, glutem, etc)

      Devorei metade, não consegui mais ... além disso, vou treinar daqui a pouco e não quero ficar demasiado cheio.
      Mas estava uma delicia

      Alguns pontos a melhorar :

      1 - Colocar 1/2 chávena de amêndoa ralada
      2 - Colocar menos gengibre
      3 - Cozer mais 15-30m (ficou um pouco molhado demais).

      Tcouto, o objectivo foi não colocar na receita nenhum elemento processado (cereais, açúcar, glutem, etc) e usar apenas alimentos naturais.
      O leite de coco não é totalmente natural, mas tirando a adição de conservantes, o resto é apenas a gordura do coco.

      Comment

      • MarF
        Tweaker
        • 31-10-2010
        • 564

        #4
        Re: Bolo de coco Paleo (Sem cereais, acucar, glutem, etc)

        Que problema têm os cereais e o açúcar?!?
        Membro da PSUPSAS

        Comment

        • neo2009
          Guru
          • 14-10-2009
          • 3400

          #5
          Re: Bolo de coco Paleo (Sem cereais, acucar, glutem, etc)

          O acucar, não vale a pena comentar
          Já os cereais, há varias, algumas expostas neste artigo ... http://www.marksdailyapple.com/why-g...are-unhealthy/

          Além disso, para quem, como eu, procura ter uma % de gordura na casa dos 8-10%, é necessário um grande controlo do treino e da alimentação.
          Last edited by neo2009; 30-06-2013, 19:38.

          Comment

          • MarF
            Tweaker
            • 31-10-2010
            • 564

            #6
            Re: Bolo de coco Paleo (Sem cereais, acucar, glutem, etc)

            neo2009 escreveu Ver Mensagem
            O acucar, não vale a pena comentar
            Já os cereais, há varias, algumas expostas neste artigo ... http://www.marksdailyapple.com/why-g...are-unhealthy/
            Numa palavra: surreal! Uma colectânea avulsa de disparates sem qualquer base científica... Até se generaliza os malefícios do glúten a partir dos doentes com doença celíaca. Por essa ordem de ideias, como há pessoas com alergia ao sol, ninguém deveria apanhar sol... Enfim, teorias new-age no seu melhor!
            Claro está que isto não quer dizer que o bolo não seja bom...
            Membro da PSUPSAS

            Comment

            • neo2009
              Guru
              • 14-10-2009
              • 3400

              #7
              Re: Bolo de coco Paleo (Sem cereais, acucar, glutem, etc)

              Desculpa, foi preguiça da minha parte direccionar para esse artigo, pois dá a sensação que é essa a razão pela qual evito cereais e alimentos processados.
              Como estou a trabalhar e não me apetecia estar a pensar no que escrevia, fiz uma pesquisa e redireccionei para esse artigo

              A principal razão pela qual eu evito cereais é porque a maior parte do controlo que faço a nível nutricional é baseado na rotação hidratos de carbono em função do dispêndio energético.

              - Ou seja, em dias sem treino, baixo os hidratos para cerca de 50gr por dia, que vou buscar essencialmente à fruta ou vegetais.
              - Nos dias de treinos de força, incremento um pouco os hidratos para os 100gr, que continuo a conseguir ir buscar exclusivamente à fruta e legumes (banana, batata doce, cerejas, etc).
              - Nos dias de treinos de boxe, em que há um enorme dispêndio energético, aumento o consumo para as 200gr/300gr, e aí já necessito de introduzir cereais, normalmente na forma do arroz basmatti (baixo índice glicemico).

              Seja como for, este é um forum de audio, não me parece que seja o local ideal para discutir este assunto.
              Se tiveres interesse, regista-te em : http://bodybuilding-pt.com, abre um post e poderemos discutir este assunto ao pormenor, inclusive com pessoas que sabem muito mais do assunto do que eu (o meu nick é o mesmo)

              Comment

              Working...
              X