VCS- Vibrações não, obrigado!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts
  • manel1
    Loja
    • 30-06-2010
    • 468

    VCS- Vibrações não, obrigado!

    Não há muito tempo, numa das minhas pesquisas na Internet acerca de componentes hi-fi, deparei-me com um comentário de um user de um fórum estrangeiro acerca de uma solução que ele usava para o controlo de vibrações. Embora a solução por ele encontrada recorresse a processos rudimentares e nada práticos, de algum modo despertou a minha curiosidade acerca dos princípios físicos que pudessem suportar de uma forma teórica os resultados obtidos.

    Após aturado estudo acerca dos princípios da física envolvidos, pude constatar que a solução encontrada fazia sentido do ponto de vista teórico e sendo assim apressei-me a encontrar um meio de a aplicar no meu sistema áudio de um modo eficaz e agradável à vista, para poder constatar com os meus ouvidos a validade deste sistema, que pelo menos na teoria tinha tudo para reduzir significativamente a vibração de todos ou quase todos os elementos de um sistema áudio.

    Os primeiros testes foram feitos com o leitor de CD, sendo que coloquei os dispositivos antivibração debaixo dos pés do leitor de CD, um Ayon CD5s, com os resultados a surpreenderem pela positiva, mais tarde pude constatar que a sua colocação diretamente debaixo da estrutura metálica do leitor trazia ainda melhores resultados. Foram feitas experiências com amplificadores, colunas e até filtros de corrente e apesar de o grau de eficácia variar consoante os elementos em causa, pude constatar sempre melhorias.

    Estava na hora de testar este sistema com vários componentes e com outros ouvidos e em conjunto com um amigo audiófilo tratamos de dar forma ao dispositivo anti vibrações tal como ele é hoje e este pôde testa-lo também no seu sistema. Após inúmeros testes, em que colocamos o dispositivo debaixo de tudo o que é componente áudio pudemos verificar que as melhorias a nível sonoro eram sempre evidentes, sem quaisquer efeitos negativos e assim surgiu a ideia de comercializar este dispositivo a que demos o nome de VCS - Vibration Control System.

    A ideia da comercialização não foi levada avante sem antes ter enviado algumas unidades VCS a mais alguns amigos audiófilos que amavelmente acederam ao meu pedido para os experimentarem e darem a sua opinião sincera acerca do seu desempenho. Com as criticas sempre positivas havia luz verde para compartilhar esta solução com todos os que quisessem melhorar o desempenho sonoro do seu sistema áudio de um modo apreciável.

    Então e em termos de som o que é que o VCS pode fazer? Bem, antes de mais possibilita que o sistema dê o seu melhor, é claro que não coloca um leitor de 200€ no nível de um de 2000€, mas são evidentes melhorias a nível de focagem da imagem estereofónica, aumenta o silencio de fundo, o som sai com mais dinâmica, a perceção de detalhe é aumentada, é algo análogo a uma correção de uma imagem desfocada, em que passamos a ver com mais clareza os detalhes da imagem. O desempenho do VCS varia sempre de acordo os equipamentos nos quais o colocamos, certamente num sistema em que o grau de transparência é elevado os seus benefícios serão mais facilmente observados, no entanto quem não tem no seu sistema cuidados de maior em termos de vibrações também poderá constatar melhorias significativas. As fontes de sinal, aparelhos a válvulas e colunas são vulgarmente os que mais beneficiam.

    Estes dispositivos são comercializados em conjuntos de três com um PVP de 200€.
    Click image for larger version

Name:	VCS_2.jpg
Views:	1
Size:	97.2 KB
ID:	515939 Click image for larger version

Name:	VCS_1.jpg
Views:	1
Size:	92.6 KB
ID:	515940
  • canton160
    Moderador
    • 23-01-2012
    • 5113

    #2
    Re: VCS- Vibrações não, obrigado!

    Boas @manel1

    Presumo que o VCS seja um sistema passivo.
    Qual e´o peso (kg) minimo e maximo permitido, ou seja o minimo KG para fazer algum efeito e o maximo de KG para deixar de o fazer.

    obg
    Indeed the only thing that does matter is an individual's happiness with their system, whether I or anyone else thinks it's right or wrong.

    Audio
    Q2010I + amp em audiçoes
    Q7000 5.1 + onkyo 818
    Subwoofer Dxd-808

    Video
    PJ mitsubishi HC5
    PJ optoma hd300x
    Fonte: Oppo 103D + Med1000x3D
    Server: Synology DS 412+

    classificados apple no facebook

    Comment

    • manel1
      Loja
      • 30-06-2010
      • 468

      #3
      Re: VCS- Vibrações não, obrigado!

      Viva Canton160

      Sim, é um dispositivo passivo. Existem de momento dois tamanhos, um para as colunas, com aproximadamente 4cm de altura, este devera poder com colunas até digamos 80kg, no entanto qualquer coluna com mais de 2kg deverá sair beneficiada com a sua utilização, o outro tamanho que ronda os 3cm de altura é mais apropriado para colocar debaixo dos equipamentos e qualquer equipamento com mais de 1kg deverá beneficiar com estes dispositivos, não quero com isto dizer que pesos inferiores aos referidos não possam sentir melhorias, mas dado que quase todos os equipamentos hi-fi de qualidade pesam mais do que isso, cobre quase tudo o que existe no mercado. Para pesos maiores podem ser feitos dispositivos VCS de maior capacidade.
      Last edited by manel1; 09-09-2013, 19:18. Razão: as gralhas

      Comment

      • royalty
        Banned
        • 28-01-2009
        • 315

        #4
        Re: VCS- Vibrações não, obrigado!

        Relativamente a estes dispositivos devo dizer que têm uma prestação fantástica. Mas...fantástica mesmo! como tal adquiri para o meu setup

        Depois de adquirir dois conjuntos e mais tarde outros dois, pude testa-los em colunas e equipamentos. Pois valem pela eficácia, pela energia, pela limpidez que confere ao som, sem criar tendências ao longo do espectro de frequências.

        Caro António, é bem merecido os parabéns que lhe dou. Pelo resultado conseguido, pelo acabamento e pelo empenho que sei que teve nas pesquisas e desenvolvimentos destes acessórios.

        Recomendo a qualquer sistema


        Aquele Abraço

        Comment

        • Gustavo Rosa
          Loja
          • 13-12-2010
          • 1816

          #5
          Re: VCS- Vibrações não, obrigado!

          Também já tive de comprar um conjunto... Vale a pena.

          A minha review (escrita à pressa).



          www.vilasound.pt
          www.facebook.com/vilasound

          Comment


          • #6
            Re: VCS- Vibrações não, obrigado!

            Mais um que ja experimentou!

            Confirmo a descrição do autor quanto aos efeitos, reforçadas pelas boas impressoes ja descritas pelo Royalty e pelo Gustavo Rosa.

            Apetece-me mesmo dizer que há 3 / 4 anos atrás andei quase obcecado com esta questao dos apoios, realizando experiencias e mais experiencias - as quais relatei inclusive num outro espaço- nunca tendo chegado a um resultado tao satisfatorio. Os beneficios numa determinada gama de frequencias, significavam quase sempre uma perda ou um desacerto noutra. O que nao acontece com este acessorio impecavelmente bem concebido e produzido. A qualidade do acabamento é absolutamente high tech.

            Uma nota pessoal : eu preferi usar 4 apoios em vez de 3. Claro que com 3 o nivelamento é mais facil, mas senti um reforço dos efeitos relatados quando usados 4 apoios. Sempre aplicados ao chassis e nao aos pés de apoio de origem dos equipamentos. Mesmo em teoria, parece-me ter logica que assim seja pois diminui-se a area da superficie do chassis que fica “livre” para vibrar. Eventualmente 5 seriam ainda melhor que 4 mas nao tinha 5 para experimentar.


            Parabens Antonio Pedro pelo excelente trabalho.

            Abraço

            Comment

            • Gustavo Rosa
              Loja
              • 13-12-2010
              • 1816

              #7
              Re: VCS- Vibrações não, obrigado!

              Mr.Spock escreveu Ver Mensagem
              Uma nota pessoal : eu preferi usar 4 apoios em vez de 3. Claro que com 3 o nivelamento é mais facil, mas senti um reforço dos efeitos relatados quando usados 4 apoios. Sempre aplicados ao chassis e nao aos pés de apoio de origem dos equipamentos. Mesmo em teoria, parece-me ter logica que assim seja pois diminui-se a area da superficie do chassis que fica “livre” para vibrar. Eventualmente 5 seriam ainda melhor que 4 mas nao tinha 5 para experimentar.
              Mr.Spock, está no meu post. A certa altura usei 6 num amplificador. Acho que quantos mais melhor...



              www.vilasound.pt
              www.facebook.com/vilasound

              Comment

              • Gustavo Rosa
                Loja
                • 13-12-2010
                • 1816

                #8
                Re: VCS- Vibrações não, obrigado!

                A última experiencia com bases VCS correu muito bem.
                Aqui fica Thorens TD309 + TP92 + Denon DL-103R + bases VCS:




                www.vilasound.pt
                www.facebook.com/vilasound

                Comment

                • raines
                  Tweaker
                  • 10-06-2012
                  • 837

                  #9
                  Re: VCS- Vibrações não, obrigado!

                  que diferencas notaste no gira gustavo?

                  Comment

                  • Gustavo Rosa
                    Loja
                    • 13-12-2010
                    • 1816

                    #10
                    Re: VCS- Vibrações não, obrigado!

                    raines escreveu Ver Mensagem
                    que diferencas notaste no gira gustavo?
                    Mais dinamica, mais detalhe, mais separação



                    www.vilasound.pt
                    www.facebook.com/vilasound

                    Comment

                    Working...
                    X