NAS Synology - Onde?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts
  • Nochnoi gost
    Administrador
    • 16-01-2007
    • 5461

    #31
    Re: NAS Synology - Onde?

    MikeJazz escreveu Ver Mensagem

    Que solução aconselhas para backup de um NAS?!
    Outro NAS igual de backup?
    um RAID 1?
    um RAID 6?
    um (ou mais) discos externos USB de 4TB?
    storage numa cloud qualquer?

    Há N opções. Se não tens assim tanta coisa para fazer backup o melhor é mesmo o disco externo USB com backups para lá com a frequência que desejares. O HDD externo não dá grande segurança, mas era muito azar falhar um NAS em RAID 5 pex para depois o HDD externo também estar estragado

    Comment

    • AC DC
      Tweaker
      • 19-05-2005
      • 564

      #32
      Re: NAS Synology - Onde?

      morg2k2 escreveu
      por acaso sabes a comparação entre RAID10 e RAID5?, o RAID10 só interessante para gamers e webhosting de resto é um desperdicio de disco.
      (...)
      Boas!

      Sim, sei, e obviamente não estou a dar preferência à maximização do aproveitamento do espaço útil...
      Eu sei perfeitamente como funcionam os diversos RAIDs, prós e contras...

      morg2k2 escreveu
      1) estás limitado a 4 discos (2 mirrors), imagina que numa dada altura queres fazer o upgrade para o RAID5 ou o SHR (3 ou mais discos), perdes todos os dados contidos no RAID10 ou teras que fazer o backup para outro local, partir o raid10 acrescentar imagina mais 1 disco fazes um raid5 repoes o backup de outro local e assim consegues, agora se n\ao tiveres muito espaço em outros locais vais ter um problema a sério. E o Raid5 ehehe.... poderá ser em multiplo de 2 discos a partir dos 4, o céu é o limite.... $$$

      (...)

      3) Voltando ao RAID10 tens que ter 4 discos no minimo, como poderás ver o artigo abaixo.
      RAID10 não está limitado a 4 discos. Claro que se for o 412+, tenho que ter os 4 para o fazer (provavelmente foi isto que quiseste dizer)...
      Mas posso começar com RAID1 (2 discos) e depois comprar mais dois discos e passar para RAID10!...
      Não considero a passagem de RAID10 para RAID 5 um "upgrade"...
      Isto é algo que deve ser bem planeado, consoante todas as variáveis e depois é feita uma opção!

      De resto... Nem pensar em viciar-me nisto!!!
      Mais uma razão para apostar num "low profile", suficiente, relativamente "barato" e eficaz...


      MikeJazz escreveu
      (…)
      Isso de considerar o RAID um backup é um erro...
      (…)
      A não ser que estejamos a pensar num caso extremo como o roubo do NAS, com RAID1 ou RAID10, não entendo porquê...
      É essa a minha "razão" para optar por RAID1 (10, mais à frente)...

      Muito obrigado a todos!

      Abraço!
      Last edited by AC DC; 16-09-2013, 15:01.

      Comment

      • MikeJazz
        Audiófilo
        • 26-10-2006
        • 2864

        #33
        Re: NAS Synology - Onde?

        AC DC escreveu Ver Mensagem

        A não ser que estejamos a pensar num caso extremo como o roubo do NAS, com RAID1 ou RAID10, não entendo porquê...
        É essa a minha "razão" para optar por RAID1 (10, mais à frente)...

        Muito obrigado a todos!

        Abraço!


        Se bem entendo o conceito de RAID é uma protecção contra falha de um disco (ou 2) com o objectivo de garantir disponibilidade (ou dito de outra forma, minimizar o downtime)...

        A cópia ou sincronismo entre dois discos não evita os outros eventos que podem acontecer, a começar pelo famoso "erro humano", que no meu caso até é capaz de ser o mais provável...

        RAID1 tens um mirror, de facto, o que está muito próximo do conceito de backup, mas ainda podem acontecer alguns dos problemas identificados no artigo acima..

        Talvez um dia escolha um NAS antigo com boa capacidade, em RAID0 (com rsync, para ser reconhecido pelo synology) apenas para backup...vou estar atento aos preços e aos usados...

        A minha questão tinha a ver com o espaço, e se existem forma de poupar espaço no backup, nomeadamente através de compressão de dados.
        *Fontes: CD Rega Planet; Streaming: Linn Sneaky DS;
        Media Server: NAS Synology; Controller IPad ou Laptop
        * DAC e Amplificador: Lyngdorf TDAI2200
        *Colunas: Quad ESL 2805

        Comment

        • AC DC
          Tweaker
          • 19-05-2005
          • 564

          #34
          Re: NAS Synology - Onde?

          Sim!
          Há outras pertinências que podem surgir...
          E se existirem, não podendo por alguma delas tomar o "mirror" como "backup", há que dar prioridade à maximização do aproveitamento do espaço útil...

          Talvez eu ainda pondere melhor até ter o equipamento...
          Estava a tentar evitar outra forma de "backup" e assim "descomplicar", uma vez que não sou dado a muitos "acidentes" desse tipo (não me recordo de nenhum!)...

          Respondendo à tua questão, tinha pensado nisso, e para os "backups" também acho que quando tal se justifique vou por outro NAS mais "baratinho" em RAID0...

          Anyway, vou começar com o 412+ e 2 discos de 4TB...

          Abraço.
          Last edited by AC DC; 16-09-2013, 19:44.

          Comment

          • fnazareth
            Tweaker
            • 27-10-2008
            • 1285

            #35
            Re: NAS Synology - Onde?

            Quais os discos de 4Tb q vais usar?
            Os western Digital ou os Seagate?

            Comment

            • oombapt
              Curioso
              • 20-07-2013
              • 4

              #36
              Re: NAS Synology - Onde?

              Desculpem a intromissão no assunto, mas onde posso adquirir NAS da Sinology a bons preços e onde costumam fazer promoções deste tipo de equipamentos (Portugal e Estrangeiro)?

              Obrigado desde já.

              Comment

              • Nochnoi gost
                Administrador
                • 16-01-2007
                • 5461

                #37
                Re: NAS Synology - Onde?

                Quando aparece promoção na Amazon.co.uk os preços são óptimos

                Comment

                • vfarias
                  Loja
                  • 11-05-2007
                  • 1123

                  #38
                  Re: NAS Synology - Onde?

                  Perdoem-me a intromissão no assunto, mas existem muitas outras alternativas às Synology. As QNAP são também interessantes, com o mesmo nível de funcionalidade que as Synology e quiçá mais acessíveis em termos de pricing.
                  Exemplo: http://www.qnap.com/pt/index.php?lan...n=3348&asn=681

                  Acabei de montar uma QNAP (rack mountable) para um cluster de Hyper-V e funciona lindamente, inclusivamente é possível configurar p.ex. redundância na (s) placa (s) de rede.
                  Ainda que os mecanismos de RAID não devam de facto ser encarados como backup, é justo dizer que numa configuração de RAID 5 com online spare, é possível ter com 4 discos de 3TB, 6TB de espaço útil com um disco de reserva, automatizando o processo de alta disponibilidade em caso de falha de um disco, logo penso que é perfeitamente seguro adquirir discos mais acessíveis em termos de preço. Convém sempre fazer um backup para um ou mais discos USB.

                  edit: existe sempre o compromisso entre o espaço disponível e a resiliência do sistema.
                  Diria que nesta configuração gastará cerca de 400 € na NAS e 500-600 € nos discos
                  Last edited by vfarias; 17-09-2013, 01:27.
                  http://myaudiophilestore.eu
                  Naim, Spendor, Neat Acoustics, Chord, Korato, HRT, Ultrasone, Lyra, Wattgate, Revo, ZEN, Audiolab, Mission, Polk Audio, Waterfall, Creek, Epos, Antelope Audio, Black Rhodium, Claro Audio, Meridian, Intel, iFi, AMR, NuForce, Focal, Arcam, Nagaoka, Tonar, Audiovector, Audiomica, Densen, ATC, Rega, Tandberg, Exelion, Onix, Melody, JIB

                  Comment

                  • vfarias
                    Loja
                    • 11-05-2007
                    • 1123

                    #39
                    Re: NAS Synology - Onde?

                    Outra opção:

                    http://myaudiophilestore.eu
                    Naim, Spendor, Neat Acoustics, Chord, Korato, HRT, Ultrasone, Lyra, Wattgate, Revo, ZEN, Audiolab, Mission, Polk Audio, Waterfall, Creek, Epos, Antelope Audio, Black Rhodium, Claro Audio, Meridian, Intel, iFi, AMR, NuForce, Focal, Arcam, Nagaoka, Tonar, Audiovector, Audiomica, Densen, ATC, Rega, Tandberg, Exelion, Onix, Melody, JIB

                    Comment

                    • fnazareth
                      Tweaker
                      • 27-10-2008
                      • 1285

                      #40
                      Re: NAS Synology - Onde?

                      vfarias,

                      Explica melhor o q é o "online spare" por favor.

                      Pelo que percebi, 4 discos, raid 5, logo metade do espaço disponível, mas com mais uma unidade extra... que serviria para quê? E online pq? Na Cloud, por exemplo?

                      Abraço

                      Comment

                      • vfarias
                        Loja
                        • 11-05-2007
                        • 1123

                        #41
                        Re: NAS Synology - Onde?

                        fnazareth escreveu Ver Mensagem
                        vfarias,

                        Explica melhor o q é o "online spare" por favor.

                        Pelo que percebi, 4 discos, raid 5, logo metade do espaço disponível, mas com mais uma unidade extra... que serviria para quê? E online pq? Na Cloud, por exemplo?

                        Abraço
                        Bem, metade do espaço disponível em RAID 1 sim, em RAID 5 podes ter redundância (paridade distribuída) pelos 3 discos e o online spare é o 4o disco que esta de standby, i.e., à espera que um dos discos avarie (não contem qualquer tipo de dados) para entrar automaticamente em funcionamento sem teres nenhum tipo de tarefa associada, ainda que, claro esta, tenhas depois de mudar o disco avariado.
                        http://myaudiophilestore.eu
                        Naim, Spendor, Neat Acoustics, Chord, Korato, HRT, Ultrasone, Lyra, Wattgate, Revo, ZEN, Audiolab, Mission, Polk Audio, Waterfall, Creek, Epos, Antelope Audio, Black Rhodium, Claro Audio, Meridian, Intel, iFi, AMR, NuForce, Focal, Arcam, Nagaoka, Tonar, Audiovector, Audiomica, Densen, ATC, Rega, Tandberg, Exelion, Onix, Melody, JIB

                        Comment

                        • AC DC
                          Tweaker
                          • 19-05-2005
                          • 564

                          #42
                          Re: NAS Synology - Onde?

                          fnazareth escreveu Ver Mensagem
                          Quais os discos de 4Tb q vais usar?
                          Os western Digital ou os Seagate?
                          Os WD Red...

                          Comment

                          • WarLock
                            Audiófilo
                            • 02-11-2005
                            • 1601

                            #43
                            Re: NAS Synology - Onde?

                            vfarias escreveu Ver Mensagem
                            Bem, metade do espaço disponível em RAID 1 sim, em RAID 5 podes ter redundância (paridade distribuída) pelos 3 discos e o online spare é o 4o disco que esta de standby, i.e., à espera que um dos discos avarie (não contem qualquer tipo de dados) para entrar automaticamente em funcionamento sem teres nenhum tipo de tarefa associada, ainda que, claro esta, tenhas depois de mudar o disco avariado.
                            Em alternativa usa RAID6, acaba por ser melhor, tens na mesma 2 discos de falha de redundancia com o beneficio que trabalham todos.

                            É mais um spidle a funcionar comom tal podes ter um increase de perfomance, e muitas vezes o disco de standby por estar tanto tempo "parado" quando é realmente necessário falha.
                            WarLock

                            Comment

                            • oombapt
                              Curioso
                              • 20-07-2013
                              • 4

                              #44
                              Re: NAS Synology - Onde?

                              Alguém me pode esclarecer uma coisa. Tenho um media player AcRyan PlayonHd. Se adquirir um Nas da Synology , conseguirei fazer streaming sem problemas dos meus bluray-rips (mkv, mp4,etc)? É um dos pontos chave que preciso de saber para decidir adquirir um Nas deste tipo.

                              Obrigado

                              Comment

                              • canton160
                                Moderador
                                • 23-01-2012
                                • 5113

                                #45
                                Re: NAS Synology - Onde?

                                oombapt escreveu Ver Mensagem
                                Alguém me pode esclarecer uma coisa. Tenho um media player AcRyan PlayonHd. Se adquirir um Nas da Synology , conseguirei fazer streaming sem problemas dos meus bluray-rips (mkv, mp4,etc)? É um dos pontos chave que preciso de saber para decidir adquirir um Nas deste tipo.

                                Obrigado
                                A Nas nao teras problemas, se tiveres samba, NFS, upnp no Acryan, o problema pode vir a ser a capacidade de buffer do media player, streaming nunca e´de fiar, pode existir problemas com routers, switches etc para ter um playback shutter free.
                                Indeed the only thing that does matter is an individual's happiness with their system, whether I or anyone else thinks it's right or wrong.

                                Audio
                                Q2010I + amp em audiçoes
                                Q7000 5.1 + onkyo 818
                                Subwoofer Dxd-808

                                Video
                                PJ mitsubishi HC5
                                PJ optoma hd300x
                                Fonte: Oppo 103D + Med1000x3D
                                Server: Synology DS 412+

                                classificados apple no facebook

                                Comment

                                Working...
                                X