Cabos Coluna Bi-Wiring

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts
  • Dr4g3r
    Iniciado
    • 08-11-2010
    • 410

    Cabos Coluna Bi-Wiring

    Boa noite,

    Vou fazer uma pequena alteração ao meu sistema e tenho uns cabos de coluna qed qudos 4-core.

    Queria fazer bi cablagem, mas necessito de uma ajuda:

    - O cabo tem 4 cores de 4mm cada.
    - O encaixe no amplificador é de apenas 4mm, e necessito de juntar um par de cabos.
    - Não sei se existem bananas em condições para poder ligar secção de 8mm e depois passa-los para 4mm.

    Alguém me pode dar uma ajuda, ou algum sitio para eu procurar um review?

    Cumprimentos;
    André Ferreira
    Sistema: Dali Ikon 6 / Musical Fidelity M3i / Cambridge Audio Azur 650BD / Sony PS-5011 / Qed Qudos 4-Core / Kimber Kable PK14 w/ Furutech

    BRING FORUM HIFI BACK!!!
  • perfusa
    Curioso
    • 06-02-2009
    • 3

    #2
    Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

    Viva!
    Talvez a melhor solução, será usar umas forquilhas se o amplicador assim o permitir.

    Cumprimentos,
    Jorge Machado

    Comment

    • MASantos
      Curioso
      • 25-02-2010
      • 73

      #3
      Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

      Qual é o objectivo da bicablagem? A bi amplificação até pode ser vantajosa nalguns sistemas, mas a bicablagem irá apenas acrescentar resistencia e capacitancia extra dos cabos.

      Dito isto, as forquilhas serão realmente a melhor opção se o amplificador permitir, senão há bananas que permitem cabos de maior ou menor diâmetro.

      Comment

      • PitaDaVespa
        Tweaker
        • 14-01-2009
        • 717

        #4
        Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

        MASantos escreveu Ver Mensagem
        Qual é o objectivo da bicablagem? A bi amplificação até pode ser vantajosa nalguns sistemas, mas a bicablagem irá apenas acrescentar resistencia e capacitancia extra dos cabos.

        Dito isto, as forquilhas serão realmente a melhor opção se o amplificador permitir, senão há bananas que permitem cabos de maior ou menor diâmetro.
        Capacitância sim, mas resistência... não.

        Comment

        • MASantos
          Curioso
          • 25-02-2010
          • 73

          #5
          Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

          Menos resistência, enganei-me!

          Comment

          • Cylon
            Curioso
            • 06-09-2013
            • 18

            #6
            Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

            Bom dia.

            Já agora aproveito para pedir-vos um esclarecimento: o meu amplificador Pioneer A-445 tem saídas para dois pares de colunas (A+B). As minhas duas Wharfedale têm capacidade para bi-cablagem. O cabo que eu agora adiquiri na FNAC é o QED 79 Strand. Ora será que é apropriado eu arranjar mais um bocado do mesmo cabo e fazer bicablagem utilizando cada par de saídas para colunas no amplificador?

            Obrigado

            Click image for larger version

Name:	1380406500_510319385_4-Pioneer-A-445-St-AMP-Khurram-Shahab-Rana-For-Sale.jpg
Views:	1
Size:	35.1 KB
ID:	510754

            Comment

            • Dr4g3r
              Iniciado
              • 08-11-2010
              • 410

              #7
              Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

              Cylon escreveu Ver Mensagem
              Bom dia.

              Já agora aproveito para pedir-vos um esclarecimento: o meu amplificador Pioneer A-445 tem saídas para dois pares de colunas (A+B). As minhas duas Wharfedale têm capacidade para bi-cablagem. O cabo que eu agora adiquiri na FNAC é o QED 79 Strand. Ora será que é apropriado eu arranjar mais um bocado do mesmo cabo e fazer bicablagem utilizando cada par de saídas para colunas no amplificador?

              Obrigado

              [ATTACH=CONFIG]9367[/ATTACH]
              Faz bi amplificação se der. No entanto, eu fazia bi cablagem.

              Cumprimentos;
              André Ferreira
              Sistema: Dali Ikon 6 / Musical Fidelity M3i / Cambridge Audio Azur 650BD / Sony PS-5011 / Qed Qudos 4-Core / Kimber Kable PK14 w/ Furutech

              BRING FORUM HIFI BACK!!!

              Comment

              • Cylon
                Curioso
                • 06-09-2013
                • 18

                #8
                Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

                Caro André, obrigado pelo feedback, mas confesso que não entendi muito bem o que quis dizer.

                Quis dar a entender que este amplificador não é o mais apropriado para bi-cablagem, fazendo apenas bi-amplificação; é isso?

                Obrigado.

                Comment

                • PitaDaVespa
                  Tweaker
                  • 14-01-2009
                  • 717

                  #9
                  Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

                  MASantos escreveu Ver Mensagem
                  Menos resistência, enganei-me!
                  Pois.

                  Comment

                  • PitaDaVespa
                    Tweaker
                    • 14-01-2009
                    • 717

                    #10
                    Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

                    Cylon escreveu Ver Mensagem
                    Bom dia.

                    Já agora aproveito para pedir-vos um esclarecimento: o meu amplificador Pioneer A-445 tem saídas para dois pares de colunas (A+B). As minhas duas Wharfedale têm capacidade para bi-cablagem. O cabo que eu agora adiquiri na FNAC é o QED 79 Strand. Ora será que é apropriado eu arranjar mais um bocado do mesmo cabo e fazer bicablagem utilizando cada par de saídas para colunas no amplificador?

                    Obrigado

                    [ATTACH=CONFIG]9367[/ATTACH]
                    Eu uso bicablagem nas minhas CM1, mas não sei se compensa. No meu caso, quando testei os Atlas Hyper 1.5, em bicablagem, gostei tanto que decidi logo não mexer mais. E a verdade é que nunca mais lhe toquei.

                    Se o cabo for barato. podes sempre testar. Se te souber bem, mesmo que não o seja, vale apena.
                    Se não souber bem, não perdes muito.
                    Mas talvez seja preferível investires num cabo melhor.

                    As saídas A+B do teu amp são iguais. Se bicablares a ligar tudo nas saídas A, é igual.

                    Comment

                    • Dr4g3r
                      Iniciado
                      • 08-11-2010
                      • 410

                      #11
                      Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

                      Cylon escreveu Ver Mensagem
                      Caro André, obrigado pelo feedback, mas confesso que não entendi muito bem o que quis dizer.

                      Quis dar a entender que este amplificador não é o mais apropriado para bi-cablagem, fazendo apenas bi-amplificação; é isso?

                      Obrigado.
                      Viva!

                      Não sei se esse amplificador o faz, mas acho que sim pelo que vejo na imagem.
                      Simplesmente estava a sugerir o que eu fiz em minha casa:

                      Comprei cabo Qed Qudos 4-core e usei o meu amplificador com bi amplificação para ver se se notava melhorias. se gostar do que ouviu, tudo bem. Se não gostar daquilo que ouviu, facilmente se transforma este cabo num cabo igual ao bi-cabling. Não conheço o sistema, mas penso que ter dois amplificadores individuais para graves e agudos, é melhor do que ter o mesmo a dar o espectro de frequência todo.

                      Mas eu percebo pouco disto. Gostava que um "leet" comentasse a minha afirmação.

                      Cumprimentos;
                      André Ferreira
                      Sistema: Dali Ikon 6 / Musical Fidelity M3i / Cambridge Audio Azur 650BD / Sony PS-5011 / Qed Qudos 4-Core / Kimber Kable PK14 w/ Furutech

                      BRING FORUM HIFI BACK!!!

                      Comment

                      • Kal-El
                        Curioso
                        • 03-01-2009
                        • 65

                        #12
                        Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

                        Qual a vantagem de fazer bi-cablagem?

                        Comment

                        • elektron3000
                          Curioso
                          • 05-05-2014
                          • 73

                          #13
                          Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

                          Boa noite a todos.

                          Sou novato neste fórum, disse novato neste fórum.

                          Opa, eu pensava que essa coisa de cabos já era história do passado mas pelo visto, o mito ainda continua (para não dizer mito urbano).
                          Penso que para concluir, o único cabo HIFI digno desse nome é o cabo de Litz e mais nada. Como todos sabem do "Skin Efect", só esse tipo de cabo permite conservar uma impedância baixa em frequência mais alta (5 KHz para acima).... Tudo o resto é treta... É não se esqueçam do que é realmente mais importante na qualidade HIFI.

                          Cumprimentos.

                          Comment

                          • MikeF
                            Loja
                            • 19-09-2005
                            • 5465

                            #14
                            Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

                            Kal-El escreveu Ver Mensagem
                            Qual a vantagem de fazer bi-cablagem?
                            Resumidamente,
                            em bicablagem alimentas por cabos separados, e que podem estar fisicamente algo afastados, o woofer e os médios/agudos. Para os woofers ainda vai uma intensidade de corrente jeitosa, e que ao deslocar-se no cabo vai gerar um campo magnético de alguma intensidade, (tanto mais relevante quando estamos a falar de amplificadores capazes de debitar umas boas dezenas de amperes). Esse campo magnético vai ter uma influencia negativa nas altas frequências.
                            Ora se usares bicablagem o campo magnético gerado pelas baixas frequências (e também o gerado pelas bobinas a se deslocarem no imã do woofer) pode estar mais afastado e praticamente não ter influência.

                            Já agora, é muito boa ideia ter os cabos de corrente fisicamente afastados dos de interconexão e de colunas pela mesma razão, e sobretudo nunca perto e em paralelo; se se cruzarem o efeito não será grande, mas se estiverem todos arrumadinhos em paralelo, o resultado é desastroso para o som.

                            Comment

                            • jayvee
                              Iniciado
                              • 07-12-2010
                              • 286

                              #15
                              Re: Cabos Coluna Bi-Wiring

                              Há uns anos a Naim e outros "proibiam" assim a utilização de cabos litz por poderem provocar instabilidade nos amplificadores:

                              "High capacitance Litz wire can cause the output stage of a Naim amplifier to oscillate or become unstable and potentially cause damage to both the amplifier and the loudspeakers. As such, a speaker cable with appropriate electrical characteristics must be used with Naim amplifiers, which is said to be a low-capacitance, high-inductance type cable such as the spaced parallel conductor design of Naim Nac A5 speaker cable".

                              Recomendo a leitura deste link sobre cabos, que me parece credível

                              The Naked Truth about Speaker-Cables, TNT - Internet HiFi magazine


                              Quanto à bicablagem, só reconheço melhorias nítidas em casos onde a configuração do crossover separa distintamente graves e agudos. É o caso de algumas Kef Reference. Na maioria dos casos, é preferível monocablar com um cabo de qualidade.

                              Para as suas colunas com terminais duplos, a Rega recomenda a biamplificação e desaconselha a bicablagem como supérflua.
                              Estéreo 1: Rega P5 TTPSU/ AT OC7/ Rega Aria; Rega Saturn/ Arcam CD 37; Audio Synthesis Passion V/ Rega Exon/ Rega Naos
                              Estéreo 2: Mac Book Pro/ Audiophilleo/ Metro Octave; Primare CD 21; Tivoli 1; Plinius SA 50 Mk. III; Spendor S3/5; REL Strata III
                              Fones: Sennheiser 650 + Matrix, Grado RS2i + Grado, Stax Lambda Signature
                              AV: Pioneer Receiver + Quad 99/ Arcam DV137/ LCD Panasonic / Rega Jura/ Canon S-35
                              Esparguete: Klotz, Qed, Van den Hul, Harmonic Technology, Black Slink

                              Comment

                              Working...
                              X