Revisitar um clássico - Artistry de Martin Taylor

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts
  • MikeJazz
    Audiófilo
    • 26-10-2006
    • 2864

    Revisitar um clássico - Artistry de Martin Taylor

    Chamo-lhe um clássico, porque já tem uns anos e tornou-se quase um símbolo do som da linnrecords.
    Também se baseia em standards do jazz, que imagino, Taylor tenha tocado "até à exaustão" nas suas missões, nomeadamente quando andou embarcado.

    No meu cruzeiro de sonho eu teria músicos desta qualidade, tocando enquanto bebericava o meu gin tónico, e via o sol a desaparecer por detrás de veneza...

    É uma obra fácil de gostar, já que o talento de Martin Taylor anda de braço dado com uma gravação de qualidade excelente.

    A primeira faixa, "Polka Dots and Moonbeams", estabelece logo o seu estilo: uma excelente expressão e articulação na guitarra, um som preciso e vincado, seja nos acordes, no dedilhar da melodia, ou nas linhas de baixo.

    Magicamente, ele equilbra estes três elementos com uma fluência rara, pelo que muitos se interrogarão se estamos em presença de uma de de duas guitarras.

    O importante é que o sentido melódico nunca se perde...

    O som é belíssimo e há aquela sensação de ter o meu espaço carregado de "electricidade", tudo muito "ao vivo"...

    O disco é um equilíbrio de temas com mais rapidez e outros em tempo mais lento, onde Taylor faz alarde do sentido harmónico e melódico. A esse respeito ouça o belíssimo "stella by starlight"...

    Ou o maravilhoso "Gentle Rain", do Luiz Bonfá, que muitos já tocaram mas onde aqui me parece que é "apanhado" no tempo certo...beneficiando de ser despido das vozes e cordas...e sim, esta é a minha versão favorita.


    Fiquem com um documento sobre o Martin Taylor, um virtuoso com arte...

    1988 Jazz5,LIncoln,UK concert. Medley: "It's Only a Paper Moon" composed by Harold Arlen lyrics by E. Y. Harburg and Billy Rose."I Got Rhythm" composed by Ge...
    *Fontes: CD Rega Planet; Streaming: Linn Sneaky DS;
    Media Server: NAS Synology; Controller IPad ou Laptop
    * DAC e Amplificador: Lyngdorf TDAI2200
    *Colunas: Quad ESL 2805
Working...
X