Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Horas
  • Show
Clear All
new posts
  • barbosas
    Curioso
    • 02-01-2014
    • 5

    Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

    Viva,

    Está na altura de fazer um upgrade ao meu gira discos atual, um Pioneer PL-J230 cuja agulha e correia já tiveram melhores dias e em vez de gastar dinheiro a substituir estas partes (apesar de não serem muito caras) prefiro investir mais um pouco e dar um salto para melhor.

    O meu sistema atual é composto por um Amplificador Onkyo A-9050 (tem pré de phono) e as colunas são umas JBL 4312A e dois inputs digitais, leitor de bluray e um router da apple com saida optica que utilizo para fazer stream de mp3/flac.

    Daquilo que consegui apurar lendo algumas reviews online, estou inclinado para comprar um Rega RP1 que anda na ordem dos 300€ novo (ou até um pouco menos em algumas lojas online) no entanto gostaria de saber a opinião dos mais entendidos se consideram este aparelho suficiente para uma iniciação mais a sério no vinil?

    Havendo a hipótese de comprar um Rega RP3 com célula Elys 2 por 400€ usado compensaria em relação ao RP1 novo?

    Grato pela atenção.
  • raines
    Tweaker
    • 10-06-2012
    • 837

    #2
    Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

    O rp3 ê muito superior ao rp1 . vê se te fazem desconto sem a célula. Compras outra bem melhor

    Comment

    • mnfv
      Audiófilo
      • 17-10-2010
      • 2111

      #3
      Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

      Claro que sim. Passas das distritais para a 2ª de honra

      barbosas escreveu Ver Mensagem
      Viva,

      Havendo a hipótese de comprar um Rega RP3 com célula Elys 2 por 400€ usado compensaria em relação ao RP1 novo?

      Comment

      • raines
        Tweaker
        • 10-06-2012
        • 837

        #4
        Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

        E aproveita a fonte de alimentacao rega tambem ...

        Comment

        • mnfv
          Audiófilo
          • 17-10-2010
          • 2111

          #5
          Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

          2a de honra pq depois do rp3 novos só na casa dos milhares é que vais para a 1a liga

          Comment

          • barbosas
            Curioso
            • 02-01-2014
            • 5

            #6
            Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

            Obrigado pelos vossos contributos mas infelizmente o RP3 usado já não está disponivel

            Ou tenho de voltar para as distritais (RP1 novo) ou considerar um Rega P3 (dos antigos) usado e fazer um upgrade à célula.

            Algum conselho para comprar um aparelho destes usados, devo estar alerta para o que durante a compra?

            Comment

            • mnfv
              Audiófilo
              • 17-10-2010
              • 2111

              #7
              Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

              Para um P3 (sem célula):
              - verificar mossas e outras questões que evidenciem quedas etc
              - por a rodar
              - tentar detectar ruídos que podem ser resolvidos por lubrificação ou podem ter causas mecânicas mais graves;
              - se tiveres um proboscópio (podes imprimir da net) tentar perceber se a velocidade de rotação está correcta e sobretudo se não há oscilações na velocidade
              - verificar que o braço mecanicamente funciona correctamente
              - ouvir um álbum, já agora

              Para os P3/24 (sem célula)
              - adicionalmente testar também a alimentação por PSU, se possível, para verificar que a placa do motor está ok

              Reservar 50€ para uma afinação / revisão geral e lubrificação na Audioteam, por muito que te digam que não é necessário.

              Quanto mais tempo parado mais um TT empena, por isso questionar o dono anterior sobre a utilização.



              barbosas escreveu Ver Mensagem
              Obrigado pelos vossos contributos mas infelizmente o RP3 usado já não está disponivel

              Ou tenho de voltar para as distritais (RP1 novo) ou considerar um Rega P3 (dos antigos) usado e fazer um upgrade à célula.

              Algum conselho para comprar um aparelho destes usados, devo estar alerta para o que durante a compra?
              Last edited by mnfv; 26-06-2014, 12:39.

              Comment

              • barbosas
                Curioso
                • 02-01-2014
                • 5

                #8
                Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

                Viva,

                Muito obrigado pelas dicas.

                Vou manter-me atento a possiveis negocios com usados RP3 ou P3-24.

                Entretanto falei também com o Sr Jorge da AudioTeam que foi bastante prestável e encaminhou-me tambem no sentido do RP3/P3-24 .



                mnfv escreveu Ver Mensagem
                Para um P3 (sem célula):
                - verificar mossas e outras questões que evidenciem quedas etc
                - por a rodar
                - tentar detectar ruídos que podem ser resolvidos por lubrificação ou podem ter causas mecânicas mais graves;
                - se tiveres um proboscópio (podes imprimir da net) tentar perceber se a velocidade de rotação está correcta e sobretudo se não há oscilações na velocidade
                - verificar que o braço mecanicamente funciona correctamente
                - ouvir um álbum, já agora

                Para os P3/24 (sem célula)
                - adicionalmente testar também a alimentação por PSU, se possível, para verificar que a placa do motor está ok

                Reservar 50€ para uma afinação / revisão geral e lubrificação na Audioteam, por muito que te digam que não é necessário.

                Quanto mais tempo parado mais um TT empena, por isso questionar o dono anterior sobre a utilização.

                Comment

                • Caspius
                  Iniciado
                  • 11-05-2012
                  • 288

                  #9
                  Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

                  barbosas escreveu Ver Mensagem
                  Viva,

                  Muito obrigado pelas dicas.

                  Vou manter-me atento a possiveis negocios com usados RP3 ou P3-24.

                  Entretanto falei também com o Sr Jorge da AudioTeam que foi bastante prestável e encaminhou-me tambem no sentido do RP3/P3-24 .
                  Posso desde já dizer-te que ainda na semana passada liguei para lá por esse RP3...que já estava vendido.

                  Acabei por trazer um P3-24, uma Goldring 1012 e um pré da Rega, tudo montado e afinado lá, para além de uma valiosa lição de Vinylismo pelo Sr. Jorge. Foram umas horas muito bem passadas em que aprendi mais sobre vinil nessas horas do que no resto da vida.

                  Já há mais de um ano que andava a resistir à tentação de comprar um gira para recuperar a jeitosa coleção de discos do meu pai. Nunca tinha avançado, porque não me achava com disciplina e paciência para este passatempo e porque dificilmente chegaria a um nível de qualidade que me satisfizesse face ao sistema que estou a remodelar.

                  Fui lá, ouvi, e trouxe com a garantia que se não ficasse satisfeito, tudo se resolvia.

                  Resultado:

                  Estou parvo com o resultado!


                  Conclusão:

                  Acho que estás num bom caminho ;-)
                  Ó vizinho, acha que são horas para vir tocar à minha campaínha para se queixar do volume da música???

                  Comment

                  • raines
                    Tweaker
                    • 10-06-2012
                    • 837

                    #10
                    Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

                    Também adorei a ida lá.

                    O meu p3 com a 1012 gx canta bem. Agora é a altura do upgrade mas acho que não me consigo desfazer do rega. Só vou vender a celula

                    Comment

                    • MikeF
                      Loja
                      • 19-09-2005
                      • 5465

                      #11
                      Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

                      raines escreveu Ver Mensagem
                      Agora é a altura do upgrade mas acho que não me consigo desfazer do rega. Só vou vender a celula
                      Fazes mal. Geralmente o primeiro upgrade a fazer é ao gira-discos... depois ao braço, depois à célula.

                      Comment

                      • mnfv
                        Audiófilo
                        • 17-10-2010
                        • 2111

                        #12
                        Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

                        A velha teoria de que os gira-discos Rega valem pelo braço.

                        Não tenho conhecimentos para contrariar. Pode ser.

                        MikeF escreveu Ver Mensagem
                        Fazes mal. Geralmente o primeiro upgrade a fazer é ao gira-discos... depois ao braço, depois à célula.

                        Comment

                        • raines
                          Tweaker
                          • 10-06-2012
                          • 837

                          #13
                          Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

                          MikeF escreveu Ver Mensagem
                          Fazes mal. Geralmente o primeiro upgrade a fazer é ao gira-discos... depois ao braço, depois à célula.

                          NAo me fiz entender

                          O gira discos vai ser novo... O braço ainda estou a ver se consigo juntar tostoes ou meto o rb300 no novo. A celula vou manter o mesmo nivel.

                          A minha ideia era manter o rega para segundo sistema

                          Aí digo que nao sei se o consigo vender...

                          Comment

                          • Mozarteano
                            Tweaker
                            • 24-02-2008
                            • 908

                            #14
                            Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

                            Eu nao acompanhei o tópico desde o principio, apenas dei umas pinceladas mas fiquei com a ideia que o P3/24 ser o candidato. Eh prato simples como toda a filosofia Rega nessa matéria, e concebido para ouvir musica, sem muita cosmética como eh tradição da marca. Eu tive um P5 e achei o prato fantástico, com um RB700.

                            Nao compreendo eh o porque de por um RB300 no P3/24. Acho que ja vem com um braco bastante razoável. O meu gira-discos eh modificado e tem um RB300 igualmente modificado, eh um braco fabuloso em minha opinião. Em matéria de cabeça, penso que poderias encontrar outras opcoes ao inves da Goldring.

                            Saude

                            Comment

                            • barbosas
                              Curioso
                              • 02-01-2014
                              • 5

                              #15
                              Re: Ajuda na escolha de Gira Discos, RP1 novo ou RP3 usado?

                              Estou em negociações com um P3 usado (não é P3-24) com braço RB300 na casa dos 200€.

                              Sei que o P3-24 é superior, mas consideram que este modelo anterior é assim tão inferior?

                              Obrigado

                              Comment

                              Working...
                              X